Levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) aponta para redução, até o momento, de 90% na incidência de granizo nas lavouras de tabaco na região Sul, em comparação com a safra passada. Nos três estados foram registrados até agora 210 atingidos com a situação climática na safra 2021/22. No ciclo anterior de produção, a entidade registrou 2.123 lavouras atingidas. Em Venâncio Aires, até o fim de agosto, foram registradas 40 ocorrências de granizo em propriedades asseguradas pelo Sistema Mutualista da Afubra.
Os dados foram apresentados pelo tesoureiro da entidade, Marcílio Laurindo Drescher, que destaca a importância da proteção das lavouras. “Torcemos para que o clima se mantenha assim, quanto ao granizo. O sistema mutualista é um seguro e mostra a importância do associativismo. A inscrição é feita na época do plantio, a recomendação é fazer antes de iniciar, para ter cobertura já quando o tabaco chegar na lavoura,” destaca.
O plantio do tabaco está na fase inicial na atual safra na região do Vale do Rio Pardo e Sul do Rio Grande do Sul. Porém, em localidades como Tubarão e Araranguá em Santa Catariana, as lavouras já estão perto de 100% do plantio do ciclo atual.