Assembleia Legislativa debaterá COP10 durante a maior feira voltada a agricultura familiar

Olá Jornal
março06/ 2024

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul debaterá a 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) durante a 22ª Expoagro Afubra. O painel será realizado pela Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e Acompanhamento da COP10, no dia 19, às 15h.

Segundo o relator e proponente da Subcomissão, deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), a ideia é apresentar um relatório de trabalho do grupo que esteve no Panamá acompanhando o evento. “Relatando para os agricultores, para o pessoal do setor toda essa incursão que foi a missão ao Panamá e a participação na COP. Vamos fazer um balanço do que vimos na COP10 e o que devemos esperar posterior ao evento”.

Um dos pontos será a postura do Estado a partir do evento. “Uma das grandes questões que vai ser debatida nesse painel é como será a posição oficial do Estado do Rio Grande do Sul diante dos fatos que estão vindo depois do evento, muitos relatos, muitas entrevistas da delegação brasileira, feitos para blogs, para jornais ligados a movimentos anti-tabagistas, a muitas ONGs e que não correspondem ao que foi dito lá. Então, nós precisamos de uma posição também de Estado e, quando eu falo de Estado, não é o governo. Eu digo é da instituição Rio Grande do Sul, esse que é o Estado que produz, como ninguém produz uma quantidade, uma qualidade e um volume de tabaco que nós temos”, explica.

GOVERNO
Para o deputado, a COP10 foi marcada pela contradição do governo brasileiro. “O Governo Federal mostrou exatamente o que a gente lamentava que poderia acontecer, ele tem uma posição no Brasil e outra fora. Dentro do Brasil, defende a agricultura, familiar defende o tabaco, fora daqui causa constrangimentos aos parlamentares, à imprensa e também deixa em dúvida a condução de vida dos próprios agricultores, então isso é lamentável e a gente vai falar disso evidentemente durante o painel que teremos na Expoagro Afubra para que o setor esteja atento”.

Além de Almeida, o grupo de deputados estaduais que esteve na Cidade do Panamá foi formado pelos parlamentares Silvana Covatti (PP), Edivilson Brum (MDB) e Zé Nunes (PT). Já pela Câmara Federal estiveram presentes os deputados gaúchos Marcelo Moraes (PL) e Heitor Schuch (PSB) e o catarinense Rafael Pezenti (MDB). Pelo Executivo Gaúcho, presente pela primeira vez em uma COP, participou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini (Podemos).

Olá Jornal