Aprovada lei municipal que cria cursos preparatórios gratuitos em Venâncio Aires

Olá Jornal
julho19/ 2023

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 17, o projeto de lei que cria no município o Programa Prepara Venâncio. A ação busca ofertar, de forma gratuita, cursos preparatórios para alunos da rede pública de Venâncio Aires, e bolsistas, que irão prestar o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a aprovação do programa, no próximo ano devem ser ofertados na cidade os populares cursinhos para candidatos aos processos seletivos de ensino superior. A legislação abre a preparação para demais iniciativas que podem garantir a oferta dos cursos. A lei estipula medidas que buscam a promoção e incentivo à educação, desenvolvimento pessoal, preparação para exercícios de cidadania e qualificação para o trabalho.

Para garantir o desenvolvimento das ações, o Município irá realizar processo licitatório em que irá contratar empresas privadas ou instituições de ensino que serão responsáveis por ofertar as qualificações. Durante o período que ocupou a cadeira do União Brasil na Câmara de Vereadores, o atual secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Ricardo Landim (União) direcionou R$ 112 mil em emendas para custear o programa de preparação dos alunos formandos no terceiro ano do Ensino Médio.

A pasta também irá liderar os trabalhos, junto com a Secretaria Municipal de Educação. Landim explica que ao longo deste ano será feita a preparação do programa para oferta já a partir de 2024. “Vamos fazer toda a parte burocrática neste ano, para ofertar os cursos preparatórios no ano que vem. Ao longo deste ano iremos realizar os processos licitatórios para contratação de entidades e instituições que irão oferecer os cursos,” explica.

A criação do curso pré-universitário é discutida desde 2021 em Venâncio Aires. O objetivo é garantir acesso aos estudantes que buscam o ensino superior, seja em instituições da região, ou do estado, bem como por aproveitamento do Enem, para bolsas de estudos.

Olá Jornal