Após quatro meses do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, os aprendizes do Instituto Crescer Legal encantaram familiares e lideranças de suas comunidades ao apresentarem o que estão pesquisando e aprendendo. Em seminários organizados pelas próprias turmas, eles receberam os convidados para compartilhar suas atividades. A atividade faz parte da metodologia pedagógica do curso e tem como objetivo despertar o protagonismo dos adolescentes na realização dos eventos de apresentação dos principais temas estudados nos Eixos 1 e 2: ‘Estudo e análise das propriedades rurais’ e ‘Diagnóstico do município e região com estudos dos arranjos produtivos rurais’.
Entre os dias 17 e 26 de junho, cada turma promoveu seu evento reunindo de 80 a 100 pessoas. Os jovens contaram com a presença de familiares, membros das comunidades, autoridades locais, equipe e conselheiros do Instituto, representantes das equipes de campo da empresas apoiadoras e demais parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As apresentações surpreenderam pela criatividade, dedicação e comprometimento dos jovens com o aprendizado. Também impressionaram pela capacidade de atuação em grupo na organização dos encontros, demonstrando desenvolvimento em comunicação, protagonismo e autonomia.
Para a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, os seminários foram excelentes oportunidades para que os aprendizes compartilhassem com as comunidades, famílias e parceiros as atividades já realizadas. “Ao participar das mostras, temos presenciado uma enorme riqueza de atividades e vivências que eles já realizaram, e percebido o quanto valorizam essa caminhada de aprendizado e construção dos projetos do curso”, afirma.
A coordenadora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto, Graziele Pinton, destaca que os jovens assumem o protagonismo na organização dos eventos e ao compartilhar com as famílias, a comunidade e a escola as atividades mais significativas desenvolvidas nos primeiros eixos do curso. “Percebe-se o quanto os jovens se tornaram referência nos espaços que ocupam, o quanto já se desenvolveram, aprenderam e podem contribuir com suas comunidades e municípios”, afirma.
Ela também ressalta o fortalecimento dos laços familiares promovido pelos seminários. “Quando as famílias se aproximam, participam, veem seus filhos com autonomia e compartilhando conhecimentos, isso gera reconhecimento e valorização, o que faz toda a diferença no ambiente familiar”, destaca. “E, para os parceiros do Programa de Aprendizagem, receber secretários municipais, prefeitos e lideranças locais valoriza o trabalho dos jovens, que passam a ser enxergados como lideranças em seus territórios”, complementa.
O CURSO
Durante o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, os aprendizes vivenciam experiências que vão desde saídas pedagógicas e visitas a propriedades até iniciativas nas comunidades e viagens de estudo para outras regiões dos estados ou interestaduais. “Tudo isso prepara os jovens para a caminhada que culminará, em dezembro, com a apresentação dos projetos finais e a certificação no curso de aprendizagem”, explica a gerente Nádia Fengler Solf. Com mais seis meses de atividades, os próximos três eixos de aprendizagem são: ‘Mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas’, ‘Trabalho em grupo envolvendo as famílias e a comunidade’ e ‘Criação e estudos de viabilidade e de desenvolvimento de um produto de gestão ou empreendedorismo’.
O QUE CADA TURMA APRESENTOU
Gramado Xavier/RS (17/06) – Em uma manhã de atividades, a turma recebeu familiares, lideranças locais e representantes do Instituto Crescer Legal. Os trabalhos incluíram exposição de maquetes, erosão do solo, experiências químicas, oficina de desenho, enxertia, estaquia, uso de esterco na agricultura, bingo rural e quiz rural. Também teve o ‘Cantinho da Família’, com árvore de digitais, lembrancinhas e quadro de elogios.
Arroio do Padre/RS (17/06) – Em uma tarde de convívio e aprendizado, os adolescentes apresentaram temas como: Autoconhecimento, Identidade e juventude rural; Diagnóstico da propriedade rural; Comunidade e pertencimento; Segurança, saúde e qualidade de vida no campo; Plantas medicinais; Sabores e saberes locais; Flora, fauna e sustentabilidade; e Memórias, vivências significativas e afetos.
Vera Cruz/RS (24/06) – No ginásio da escola Jacob Blész, os convidados acompanharam apresentações como: Árvore de digitais, Croquis das propriedades, Comida significativa, Propriedade dos sonhos, Direitos trabalhistas, Cadernos de receitas, Camisetas personalizadas, Tabela de tradições familiares, Mapa da comunidade, Árvore genealógica, Maquetes e uma dinâmica de encerramento com enquete sobre o evento.
Itaiópolis/SC (24/06) – A turma montou sete estações temáticas, abordando assuntos como: Arranjos produtivos com apresentação de chás; Maquete da propriedade rural; Abelhas sem ferrão; Empreendedorismo (Rota Encantos do Planalto Norte); Sustentabilidade; Brinquedos com materiais recicláveis; Velas aromáticas; Apresentação institucional do Instituto Crescer Legal; Jogos interativos e Saídas pedagógicas.
Canoinhas/SC (25/06) – A turma de Canoinhas recebeu os familiares e autoridades em um evento organizado com diversas temáticas. Maquete, croqui e levantamento patrimonial das propriedades rurais; Viagens de estudo e visitas técnicas locais e interestadual; e Metodologia do curso foram alguns dos assuntos. Teve ainda dinâmica de grupo com os convidados e explanações sobre Pesquisa sobre diversificação e turismo rural.
São João do Triunfo/PR (26/06) – A tarde de evento proporcionada pelos aprendizes de São João do Triunfo mostrou diversos aprendizados e pesquisas. Alguns temas foram Abelhas sem ferrão, Erva-mate, Emoções, Estufas de tomates e pimentões e produção de morangos em estufa.
Passa Sete/RS (26/06) – As duas turmas do Instituto Crescer Legal em Passa Sete organizaram a tarde de exibição de trabalhos, que ocorreu no ginásio da escola José Rech, da localidade de Pitingal, e reuniu os familiares e demais convidados do município. As apresentações tiveram temáticas como: Livro da Família, Contos e histórias locais, Propriedade dos sonhos, Sustentabilidade, Análise Swot, Maquete das propriedades, Mapa mental geográfico e Visita à Expoagro.
Sobre o Instituto Crescer Legal
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e sua atuação já abrange 23 municípios dos três Estados do Sul do Brasil. Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br
CRÉDITO: AI Crescer Legal