Apesar de reduzir número de produtores de leite, Venâncio Aires consegue manter média de produção

Olá Jornal
setembro22/ 2021

O número de produtores de leite vinculados às indústrias em Venâncio Aires reduziu 59,3% em oito anos, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar. O relatório aponta que apesar da diminuição no número de produtores, a quantidade de leite produzido se manteve. A estimativa atual aponta que na cidade serão produzidos 8,02 milhões de litros de leite ao longo de 2021, comercializados diretamente para a cadeia industrial do leite.

Em 2014, início da série histórica, a produção anual ficou em 8,3 milhões, com 256 produtores. Neste ano, 104 produtores estão ativos e comercializam sua produção às indústrias. Mesmo com a redução na quantidade de criadores, o setor apresenta evolução e aumento de produtividade por conta de investimentos em genética, tecnologia e manejo.

O Engenheiro Agrícola da Emater/RR-Ascar, Diego Barden dos Santos, destaca que os produtores estão aumentando a rentabilidade com aprimoramento da produção. “Há um cuidado com melhoramento genético do rebanho, uso de tecnologias, novas formas de manejo e assistência técnica,” explica.

A produção média anual por produtor teve crescimento desde 2014. Naquele ano, cada propriedade vinha registrando 32 mil litros produzidos. Já em 2021 este volume saltou para 72 mil litros anuais. “O volume total produzido superior aos 8 milhões de litros, em 2021, mostra o aprimoramento da produção, já que nos dois últimos anos registramos um período de estiagem, que afetou pastagens e produção de silagem de boa qualidade,” destaca Santos.

CONSUMO
As estimativas do grupo local de assistência técnica apontam que no município, mais de 3,1 mil propriedades contam com produção de leite, seja para consumo próprio, venda direta ou produção de laticínios. A projeção é de até 2 milhões de litros produzidos, que não estão ligados ao setor industrial da cadeia leiteira.

ESTADO
No Rio Grande do Sul, segundo o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite da Emater, a redução no número de produtores de leite vinculados às indústrias, desde 2015, alcança 52,2%. Passou de 84.199 produtores, para 40.182 em 2021.

Os dados estaduais foram obtidos no período de 27 de junho a 20 de julho de 2021, por mais de 2,5 mil técnicos dos 497 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e dos 12 escritórios regionais da instituição, em parceria com cooperativas, órgãos públicos e sindicatos.

PONTOS PARA REDUÇÃO
A pesquisa estadual da Emater, aponta inclusive os principais motivos apontados por produtores para deixarem o setor do leite. A falta ou deficiência de mão de obra, foi apontado por 44,34% dos entrevistados. Já a falta de sucessão familiar aparece na segunda posição, com 39,73% dos problemas enfrentados pelos produtores. A remuneração da produção aparece na terceira posição, com 38,68% dos entrevistados apontando o motivo como desmotivador para manter a produtividade.

FOTO: Leandro Osório/Arquivo PMVA

Olá Jornal