Aos 12 anos, Uninter quer ser a universidade de Venâncio

Olá Jornal
julho28/ 2018

Ao comemorar 12 anos de inauguração do Ensino à Distância em Venâncio Aires, a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC) trabalha para consolidar o pólo Uninter como a universidade de Venâncio Aires. Originada a partir do primeiro telecentro comunitário do município, a instituição possui na sua base as características e a identidade venâncio-airense, lideradas por Maria Lucia Costa e Norma Barden, duas referências na liderança municipal.

Para a gestora do pólo e presidente da AACEMUC, Maria Lucia Costa, o momento é de destacar o crescimento do Ensino Superior à Distância e exaltar a importância da Uninter nesse processo de desenvolvimento da educação em Venâncio Aires. “O EAD rompeu preconceitos e atualmente é reconhecido como um caminho sem volta para a democratização do Ensino Superior. Nossos alunos reconhecem a qualidade do Ensino que recebem e são os nossos principais multiplicadores. Olhando para trás, hoje temos muito a comemorar”.

Para a administradora, Norma Barden, a Uninter trouxe acessibilidade ao ensino superior e cresceu junto com a comunidade. ‘Crescemos junto com os alunos e queremos oportunizar a nossa população a realização de sonhos.’

PROXIMIDADE
A consolidação como universidade de Venâncio Aires terá um passo importante a partir da nova sede da AACEMUC. A estrutura a ser construída em terreno que será doado pelo Município no bairro Aviação, ampliará a atuação da associação e da Uninter aproximando-as ainda mais da população. O repasse da área, que aconteceria nesta sexta-feira, 27, data de aniversário da Uninter, ocorrerá após o período eleitoral, que vai até outubro, devido a impedimentos legais nesse período.

Com atividades abertas a comunidade como oficinas e o telecentro, a instituição retomará seu papel no fomento da educação e cultura aliado a formação profissional. Além disso, a estrutura vai proporcionar novos cursos como a modalidade de mestrado.

Atualmente, são ofertados mais de 80 cursos de graduação e pós-graduação entre eles, a Uninter está lançando cursos de graduação voltados às novas demandas do mercado, como Curso de Serviços Jurídicos e Notariais, e o curso de Investigador Profissional (profissão regulamentada em 2017 no Brasil). Com mais de mil alunos formados, o pólo de Venâncio possui estudantes de diversos municípios ocmo Mato Leitão, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Taquari, Bom Retiro, Fazenda Vilanova e Triunfo.

Olá Jornal