Anvisa avalia pedidos de importação da vacina Sputnik V

Olá Jornal
abril26/ 2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza nesta segunda-feira, 26, às 18h, reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a covid-19. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.

Na terça-feira, 27, a Anvisa deve analisar o pedido de uso emergencial da combinação dos medicamentos banlanivimabe e etesevimabe para o tratamento da covid-19. Os remédios são produzidos pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil. O pedido foi protocolado no dia 30 de março.

Na quinta-feira, 29, a diretoria colegiada também vai se reunir para a 8ª reunião ordinária, na qual serão discutidas pautas relacionadas às áreas de regulação da agência.

Eficácia

A eficácia da Sputnik é de 91,6%, como revelam os estudos clínicos. São necessárias duas doses, no intervalo de 21 dias. O Consórcio do Nordeste negociou 37 milhões de doses da vacina, que serão integradas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), garantindo distribuição equitativa a todos os estados brasileiros. Além deste montante, o governo federal também acertou a compra de outros 10 milhões de unidades, mas as doses ainda aguardam a autorização de uso emergencial que está sendo avaliada pela Anvisa.

CRÉDITO: Agência Brasil

FOTO: Reuters

Olá Jornal