Anunciado repasse de quase R$ 10 milhões para obra de contenção em Vila Mariante

Olá Jornal
fevereiro20/ 2024

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, recebeu, nesta terça-feira (20) o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para anunciar o repasse de quase R$ 10 milhões para a recuperação da ESR-130, principal via de acesso para a Vila Mariante, e também para a construção de um muro de contenção no rio Taquari, que transbordou durante as enchentes que atingiram a região no ano passado. O Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que Coordenou o Escritório do Governo Federal na região também participou do anúncio.

“Desde o início, o presidente Lula, deu a orientação de que nós precisamos sempre estar com um olhar atento a todos e todas, mas, em especial, no momento em que as pessoas mais precisam, com a ajuda humanitária e com a desobstrução, e agora, para a reconstrução e a recuperação da região. Venâncio Aires recebeu toda a atenção desde o primeiro momento, e, agora, nós estamos liberando recursos para esta importante obra”, reforçou o ministro Paulo Pimenta.

Além da recuperação de trechos da ERS-130, que foram totalmente destruídos ou interditados pelo risco de desabamento por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos meses de 2023, o dinheiro será empregado na obra de contenção de uma lateral do rio Taquari. “O muro de contenção será do tipo Gabião na encosta do rio, com extensão de 160 metros e 17 metros de profundidade”, explica o representante da Defesa Civil Nacional.

“Esta obra é fundamental para a recuperação de uma área muito importante para a Vila Mariante. Em seis meses da primeira enchente, estamos muito satisfeitos com o que já conseguimos alcançar junto as Defesas Civis do Estado e Nacional. Já foram muitos recursos recebidos e executados, obras em licitação e agora essa importante obra em parceria com o Estado”, acrescentou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.

O Secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que Coordenou o Escritório do Governo Federal na região das enchentes ressaltou a importância da agilidade e das ações para a região. “A gente sempre busca atuar de forma mais rápida possível no atendimento das populações afetadas em situações de desastre. Neste caso concreto, esta é uma obra importante para que a gente reestabeleça as condições normais de vida da população”, destacou Maneco.

A obra deverá ser executada pelo Estado, que já está autorizado a iniciar licitação.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal