Alunos da Unisc Venâncio auxiliam equipes de saúde do município

Olá Jornal
março26/ 2020

Os alunos do curso técnico de enfermagem da Unisc Venâncio Aires atuam junto às equipes de saúde do município durante o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Os estudantes auxiliam na campanha de vacinação contra a gripe e vão dar suporte ao serviço de atendimento por telefone por meio do número 0800, novo canal disponibilizado pelo município.

A partir das ligações, o grupo destinará os casos para os profissionais e canais de ajuda. Aproximadamente 30 alunos estão engajados nessas atividades. O curso possui 80 alunos no total sendo que alguns têm se disponibilizado pelas redes sociais a auxiliar idosos em compras ou na busca de medicações.

A coordenadora do curso, Tatiana Kader Ibdaiwi, explica que a maioria quer ajudar e a forma vai de acordo com a qualificação de cada um a partir de disciplinas já cursadas. “Alguns procedimentos só os que já terminaram alguma disciplina podem executar. Mas a ajuda humanitária, preenchimento de fichas, organizar locais e atender às dúvidas todos podem. Quando é um caso mais especial sempre é acompanhado de um profissional já formado”, explica.

Para a professora, a disponibilidade dos alunos traz a certeza que estão no caminho certo de solidariedade e no cuidado com o outro. “É primordial, pois eles estão sendo capacitados para a linha de frente. Como nossa profissão envolve na sua essência o cuidado, é em tempos assim que acho de total valia pois, mesmo não sendo estágios obrigatórios, eles querem contribuir de alguma forma, mostrando a humanização e a sensibilização. Fico extremamente feliz e acreditando mais ainda na humanidade e que vamos fazer a diferença na vida das pessoas”.

SANTA CRUZ
Em Santa Cruz do Sul, os alunos de alguns cursos da área da saúde também estão envolvidos em ações de suporte ao enfrentamento da pandemia. As atividades foram organizadas pela universidade no Hospital Santa Cruz (HSC) e no Serviço Integrado de Saúde (SIS), dentro do campus.

No HSC atuam alunos dos dois últimos anos de medicina e residentes de enfermagem auxiliando no serviço de classificação de risco nas portas de entrada, direcionando os pacientes para os locais adequados conforme cada caso. Já no SIS, auxiliam estudantes de enfermagem, psicologia e residentes multiprofissionais de educação física na campanha de vacinação contra a gripe, além de outras atividades do setor.

“O momento exige o exercício de solidariedade de ficar em casa para ser solidário com quem precisa trabalhar para evitar o fluxo e a contaminação”, avalia a coordenadora técnica de enfermagem do SIS, Vera Somavilla.

PREPARO
Mesmo que ainda não existam determinações do Ministério da Saúde solicitando a atuação de acadêmicos da região, a diretora de ensino de graduação, Giana Sebastiany, acredita que seja essencial o preparo prévio. “Os orientadores estão mantendo em alerta os estudantes que cursam o período final da graduação, pois, eles são extremamente importantes nesse período delicado para o país. Quem puder auxiliar dará um exemplo de ética, profissionalismo e cidadania”.

ESTRUTURA
A estrutura da Unisc também está à disposição em caso de necessidade de utilização. O atendimento no ambulatório foi suspenso e a estrutura está disponível. A Farmácia-escola aumentou a produção de álcool gel para abastecer principalmente o hospital e também a comunidade com a comercialização de dois frascos por pessoa. “A produção de álcool gel está a todo vapor porque precisamos abastecer também o hospital. Mas dependemos de insumos para a fabricação então enquanto tiver material vamos produzir”, afirma Giana.

O produto não está disponível no momento devido à falta de embalagens. A previsão é de retomar a fabricação nesta quinta-feira, 26, quando devem chegar os novos frascos. No entanto, o produto deve ser direcionado ao abastecimento do hospital para higienização de profissionais e pacientes.

FOTO: Everton Notti

Olá Jornal