Alliance One já está processando o tabaco da safra 2022

Olá Jornal
fevereiro25/ 2022

As unidades fabris da Alliance One em Araranguá (SC) e Venâncio Aires (RS) já estão processando as folhas de tabaco da safra 2022. Os trabalhos de beneficiamento iniciaram nos dias 09 e 14 deste mês, respectivamente. Acompanhando a antecipação do ciclo produtivo e o cenário de mercado, a compra do tabaco iniciou ainda no fim de 2021, em novembro. Em cerca de 350 municípios dos três estados da região Sul, a empresa conta com 15,5 mil produtores integrados.

“A safra de tabaco do tipo Virgínia foi novamente influenciada pelas condições climáticas nas diferentes regiões de produção, onde as áreas de ciclo tardio, principalmente a Serra do Rio Grande do Sul, Planalto Norte Catarinense e o Paraná, tiveram sua produtividade e qualidade prejudicadas pela estiagem. Por outro lado, onde o tabaco foi transplantado mais cedo, temos uma safra boa em termos de volume e de qualidade também satisfatória. Quando avaliamos o Burley, pode-se dizer que o quadro se repete, com melhor desempenho nas regiões do cedo”, avalia o diretor de Produção de Tabaco, Samuel Streck.

Em todas as suas unidades no Brasil, a Alliance One gera cerca de 3 mil empregos diretos, considerando profissionais mensalistas, horistas e aprendizes. Uma das maiores do mundo em negócios com tabaco, sinônimo de geração de renda e empregos, a empresa tem mais de 95% de sua produção brasileira exportada para os cinco continentes. Além de Venâncio Aires e Araranguá, possui também unidades de compra de tabaco nos municípios de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho, em Santa Catarina; além de Rio Azul, no Paraná.

PASSO DO SOBRADO
Em setembro de 2021 a Alliance One International (AOI) consolidou a implementação de sua estratégia de Agronomia Global, centralizando as operações de pesquisa agrícola, desenvolvimento de novas técnicas de produção, melhoramento de plantas e produção de sementes no Brasil. A propriedade de 82 hectares em Passo do Sobrado (RS), passou a ser o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias – Global Research, Development & Deployment (GRD&D), em inglês.

SUSTENTABILIDADE
Ainda em 2021, a Pyxus, empresa detentora da marca Alliance One no mundo, anunciou sua estratégia de ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa). Alicerçada no legado da empresa em produção agrícola sustentável e em progredir, continuamente, em questões globais importantes como mudanças climáticas, qualidade de vida do agricultor e direitos humanos, a organização está trabalhando em suas operações e cadeia de suprimentos para aumentar a sustentabilidade.

O objetivo central do pilar ambiental é impacto ambiental mínimo. No Brasil, cerca de 90% de toda energia consumida pelas usinas da Alliance One vem de fontes renováveis. Além disso, a conquista da certificação ISO 14064 atesta atuação efetiva, consistente e transparente na redução de gases de efeito estufa.

No âmbito social, a empresa assume o compromisso de apoiar as pessoas e comunidades onde atua. Através do voluntariado corporativo e de doações a entidades, garante atuação beneficente. Com projetos junto a escolas, estimula o contraturno escolar e também o conhecimento e a leitura, com o programa Abre Aspas, que já doou mais de 21 mil livros. Além disso, ainda participa de iniciativas como o Instituto Crescer Legal e o projeto Geração do Amanhã Rural.

Atenta à conscientização para condições de trabalho seguras e justas em todas as propriedades integradas, desenvolve o Programa de Boas Práticas nas Relações de Trabalho Agrícola, que se baseia nos padrões da Declaração de Direitos Fundamentais do Trabalho e em outras legislações trabalhistas e tem ações que abrangem 100% dos produtores integrados.

Ambiente de negócios ético e responsável é o objetivo central do pilar Governança. “Cumprindo os requisitos deste conjunto de instrumentos, guiamos nossa atuação em todas as esferas com ética e responsabilidade, garantindo a integridade nos negócios”, destaca a gerente de Assuntos Corporativos, Deise Kanitz.

CRÉDITO: AI Alliance One

Olá Jornal