Alliance One e CBT concentram 24,3% do Valor Adicionado Fiscal de Venâncio Aires

Olá Jornal
dezembro11/ 2021

As empresas do ramo fumageiro, Alliance One e China Brasil Tabacos, lideram a lista das maiores empresas de Venâncio Aires em faturamento e retorno de ICMS. Quando é feita análise a partir do Valor Adicionado Fiscal (VAF), com dados de 2020, as duas multinacionais, que possuem ligações comerciais, ocupam a segunda e terceira posição do levantamento, concentrando 24,3% do VAF do município, sendo 15,61% e 8,69%, respectivamente.

O Valor Adicionado Total do Município está estimado em R$ 2.518.315.968,35, a partir de dados da Secretaria Estadual da Fazenda. Tamanha importância econômica para a geração de renda, tributos e desenvolvimento social, colocam as empresas em cenário de destaque nacional.

As companhias, por meio de nota oficial, a partir de questionamentos do Olá Jornal, destacam o compromisso no município, priorizando a sustentabilidade. As empresas atribuem a liderança no ranking à partir de investimentos e compromisso com a qualidade. “Investimentos em práticas de sustentabilidade, guiam todas as etapas de cultivo e processamento do tabaco. O compromisso das empresas é com a prosperidade para todos os pilares da cadeia produtiva, além de oferecer um produto íntegro e de qualidade aos clientes,” destaca em comunicado.

Juntas, as duas empresas geraram cerca de 3,5 mil empregos diretos durante a última safra, entre profissionais horistas, mensalistas e aprendizes.

ALLIANCE ONE
As instalações da empresa, que tem sede das operações no Brasil em Venâncio Aires, são consideradas estratégicas para o mercado global de tabaco. “No país, através do Sistema Integrado de Produção, a empresa atua focada na difusão de tecnologias de ponta, visando aumentar a rentabilidade do produtor, melhorar a qualidade do produto, atender à regulação e garantir a rastreabilidade do tabaco, que, para os clientes, também é um diferencial bastante relevante,” afirma a empresa em nota oficial.

A multinacional mantém um centro de pesquisas, em Passo do Sobrado, para aprimorar as técnicas de cultivo e melhoramento de plantas. O Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias da Alliance One Brasil é referência mundial do grupo em pesquisas e produção de sementes.

CBT
A China Brasil Tabacos é a principal fornecedora do produto para o mercado chinês. Em 2021, a empresa ampliou suas áreas de produção, chegando a 116 municípios atendidos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Recentemente entregou um espaço novo para os produtores integrados que realizam a comercialização da produção. “A obra compreende 388,50m² de área construída e 247,50m² de área externa, totalizando 636m². No local, que fornece acesso coberto ao prédio da comercialização, os produtores aguardam confortavelmente seus horários para a venda da produção,” informa.

PRÓXIMA SAFRA
As empresas iniciaram a compra de tabaco, junto aos produtores integrados, no mês de novembro. O cenário atual de mercado, antecipação do ciclo de cultivo e renda aos produtores no fim de ano, são apontados como motivos para iniciar a compra antecipada. O processamento deve iniciar no mês de fevereiro.

FOTO: Junio Nunes/Divulgação

Olá Jornal