A Alliance One Brasil já está processando tabaco em suas unidades fabris de Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC) após o início da safra 2024. A empresa está entre as maiores exportadoras do país e conta com mais de 16 mil produtores integrados na Região Sul, além de gerar mais de 3 mil empregos diretos no pico do ciclo produtivo.
A colheita, nas variedades Virgínia e Burley, está em fase final, e as expectativas são de uma safra com boa qualidade apesar das condições climáticas adversas que, infelizmente, prejudicaram a produtividade. “Com a ocorrência do fenômeno El Niño, as previsões apontavam para uma safra com mais chuva em diversas regiões, o que se concretizou. Estivemos ao lado dos produtores, levando informação e assistência técnica para, ao menos, minimizar os efeitos dos grandes acumulados de chuva”, avalia o diretor de Produção de Tabaco da empresa, Samuel Streck.
A Alliance One Brasil conta com quatro unidades de compra, localizadas em Rio Azul, no Paraná, e Pinhalzinho, Canoinhas e Pouso Redondo, em Santa Catarina, além das usinas de beneficiamento.
CENTRO GLOBAL
Visando o aumento de produtividade, qualidade e integridade do tabaco, a Alliance One Brasil inaugurou, ao fim de 2023, uma unidade de industrialização de sementes. Localizada no Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias, em Passo do Sobrado (RS), a iniciativa consolidou a empresa na liderança nacional do segmento de sementes e colocou suas operações na rota da inovação, virando referência mundial. Além do mercado interno, as sementes produzidas no local vão para países como Guatemala, Argentina, Turquia, Tailândia e, em breve, para Malawi, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
A nova unidade tem 750 metros quadrados e recebeu maquinários importados, nacionais e a instalação de laboratórios, que permitiram que o processo de industrialização das sementes de tabaco fosse realizado internamente, e não terceirizado, como era até então. Isso promove maior controle de qualidade sobre os produtos e possibilita que todas as atividades estejam dentro do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade caso as sementes estejam certificadas e dentro da variedade recomendada para a sua região.
A Alliance One tem colocado investimentos em infraestrutura e pesquisa como uma de suas prioridades, permitindo não apenas o desenvolvimento econômico da empresa, mas também impactando a vida dos produtores. “Desde 2020, investimos cerca de R$ 10 milhões na estrutura do Centro Global. Além disso, as pesquisas e projetos realizados aqui visam aquilo que é mais importante na cadeia do tabaco: o aumento de produtividade, qualidade, diversificação e outros benefícios que têm como objetivo renda adicional para mais qualidade de vida do agricultor”, explica o vice-presidente global de Agronomia da Alliance One, Hélio Moura.
CRÉDITO: AI Alliance One
FOTO: Gelson Pereira/Alliance One