Alliance One e Senar: Parceria que fomenta o protagonismo feminino no campo

Olá Jornal
outubro15/ 2022

A Alliance One vem incentivando produtoras de tabaco a participarem do Programa Mulheres em Campo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dividido em cinco módulos, o curso de 40 horas aborda temas como planejamento financeiro, organização da propriedade e práticas sustentáveis. Iniciativa consolidada em todo o Brasil, visa desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, orientando na descoberta do potencial de cada participante e das propriedades.

Durante os encontros, as produtoras participam de discussões e dinâmicas, além de atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo, visando despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração rural.

Uma das turmas do projeto ocorre em Vera Cruz (RS), nas instalações da Associação Cultural e Esportiva Alliance One (ACEA). “É um curso completo e abrangente, que auxilia nós, mulheres rurais, a nos tornarmos agricultoras empreendedoras, enxergando o potencial e as oportunidades de negócio em nossas propriedades. Para isso acontecer, ressalta a importância do planejamento das atividades e de melhorar nossa capacidade de gestão e liderança”, destaca a agricultora Naiara Morinel, de 20 anos.

Desde 2021, mais de 100 produtoras de tabaco integradas à Alliance One já completaram o curso nos municípios de Progresso e Sinimbu, no Rio Grande do Sul; Araranguá, Chapadão do Lageado, Içara, Imbuia e Rio do Sul, em Santa Catarina; e Imbituva e Rio Azul, no Paraná. Além da capacitação voltada para o agro, com aprendizado que oportuniza ampliar o bem-estar socioeconômico das famílias no campo, as agricultoras ainda recebem conhecimento para fortalecer seu próprio desenvolvimento pessoal.

“Seguindo nossas diretrizes de ESG, buscamos parcerias que nos auxiliem a fortalecer projetos ambientais, sociais e de governança junto a nossos produtores e produtoras. Mais do que atuar com foco na excelência da cultura, trabalhamos pelo bem-estar socioeconômico das famílias envolvidas com a cadeia produtiva”, salienta a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Ziebell.

CRÉDITO: AI AOB

Olá Jornal