Albergue municipal segue atendendo a comunidade

Olá Jornal
janeiro15/ 2018

Desde o dia 4 de agosto do ano passado, o albergue municipal funciona junto à uma residência localizada na rua Júlio de Castilhos no centro da cidade, aberto com a intenção de abrigar moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade durante o frio intenso do inverno, o local ainda está funcionando e assim deverá permanecer durante todo o decorrer deste ano.

Conforme o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, José Arnildo Câmara, o albergue deixou de ser apenas um local para abrigo dos moradores de rua no inverno, e passou a ser um local também para acolhimento à familiares de pacientes internados no Hospital São Sebastião Martir. “Hoje além dos moradores de rua, recebemos no albergue muitos parentes de pacientes internados no nosso hospital, são pessoas humildes, do interior e até de outras cidades que não tem condições de pagar uma hospedagem num hotel ou parentes na cidade onde pudesse buscar abrigo. Estas pessoas nos procuram e não podemos deixar de atende-las”, comentou Câmara.

Todo o trabalho realizado no albergue é coordenado por Ademir Maciel, responsável desde o acolhimento até as refeições e manutenção das regras para frequentar o local. Diariamente são recebidos em média seis usuários, chegando no último inverno ao número de 11. Na casa, agora com contrato de locação renovado, existem espaços diferentes para homens e mulheres que possuem um banheiro e quarto separado.

Regras do albergue

Para o bom funcionamento do Albergue Municipal, algumas regras foram estipuladas, como tomar banho, não consumir bebida alcoólica e nem fumar. Além disso, é essencial obedecer às ordens do coordenador. Ao chegar ao albergue todos devem tomar banho, além disso, recebem jantar, tem momento para assistir televisão e depois vão dormir, pela manhã tomam café da manhã e depois devem deixar o local, retornando no final da tarde.

Doações

Quem tiver o interesse em fazer alguma doação para o albergue, pode deixá-la na sede da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social localizada na rua General Osório, 1430, ou, até mesmo, na própria casa, das 18h30min às 8h.

Olá Jornal