Agora certificados, 120 aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal estão aptos a se tornarem empreendedores

Olá Jornal
dezembro13/ 2018

“Uma etapa nunca se encerra, pois as experiências, as vivências e as amizades são levadas para toda a vida”. A afirmação foi da coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Patrícia de Mello Sanfelici, durante a solenidade de formatura dos 120 aprendizes do Instituto Crescer Legal. Madrinha das sete turmas de 2018 do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, ela esteve em Santa Cruz do Sul para a solenidade de entrega dos certificados. Na ocasião, ela disse aos jovens que, agora formados como empreendedores rurais, devem desenvolver a qualidade da resiliência. “Sempre se enfrenta dificuldades e a nossa evolução se dá pela superação dessas dificuldades”, disse. “Desejo sorte e discernimento para que todos possam escolher os melhores caminhos em suas vidas”, acrescentou.

Por sua vez, o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, disse reconhecer a si mesmo nos 120 aprendizes formandos, referindo-se ao fato de ser filho de pequenos produtores rurais. “Eu sou vocês 40 anos atrás e vocês podem ser eu daqui a 40 anos”, comentou. Ao citar a história bíblica da porta larga e da porta estreita, ele disse que os aprendizes do Crescer Legal escolheram a porta estreita, na qual é preciso ter mais disciplina, estudo e trabalho, mas que apresenta muito mais possibilidades de um futuro de satisfação. “Se vocês seguirem o caminho mais estreito, do estudo e, depois, do trabalho, certamente encontrarão algumas dificuldades, mas as chances de chegar onde querem são bem maiores”, disse.

A solenidade de entrega dos certificados marcou a conclusão da segunda edição do Programa de Aprendizagem. Os aprendizes foram selecionados entre as famílias de produtores e trabalhadores rurais com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto, além das redes de assistência social e educação dos municípios parceiros. E, para frequentarem o curso, foram contratados como aprendizes pelas empresas associadas ao Instituto, recebendo remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005).

Implementado de forma articulada com a família, a escola e a comunidade do aprendiz, o Programa de Aprendizagem conta com parceiros locais e regionais que possuem papel fundamental na oferta de espaço físico, alimentação e logística de transporte, firmando termos de parceria e colaboração com os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Educação, e com o Estado, pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação. As sete turmas de 2018 iniciaram simultaneamente em 26 de fevereiro: em Boqueirão do Leão, na Escola Municipal Marino da Silva Gravina; em Candelária, na Escola Municipal Adão Jaime Porto; em Vale do Sol, na Escola Municipal Willibaldo Michel; em Venâncio Aires, na Escola Municipal Dom Pedro II; em Vera Cruz, na Escola Estadual Frederico Augusto Hannemann; em Santa Cruz do Sul, no Colégio Estadual Monte Alverne; e em Sinimbu, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Para 2019, estão previstas turmas nos municípios de Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.

RECONHECIMENTO
A importância do Programa de Aprendizagem foi destacada nos discursos do prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, em nome dos municípios parceiros, e do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura. Conforme o prefeito Guido Hoff, é preciso administrar o que é produzido no campo e o Instituto Crescer Legal tem contribuído para que os jovens aprendam a ser gestores da propriedade. “Houve um tempo em que os jovens precisavam sair do campo para estudar na cidade, mas hoje o interior tem internet e tem tecnologias”, explicou.

E Luiz Ricardo Pinho de Moura disse que, na Coordenadoria Regional de Educação, o sentimento é de gratidão e reconhecimento pela iniciativa do Instituto Crescer Legal. Acrescentou que, entre as diversas parcerias da 6ª CRE com instituições e empresas, o Instituto é especial por assumir um papel importante de aprender e ensinar, dentro de um triângulo que inclui os jovens, as famílias e as instituições que proporcionam a caminhada. “Que os jovens saibam valorizar e, acima de tudo, multiplicar o aprendizado, pois o bom empreendedor é aquele que consegue multiplicar e transformar a comunidade”, salientou. “Que nós somemos as forças para construirmos uma sociedade justa e humana e que o conhecimento transforme vidas e melhore o mundo”, concluiu.

Estiveram presentes também outras autoridades como: o prefeito de Boqueirão de Leão, Paulo Joel Ferreira; o prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Bruno Faller; a professora da faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultora do Instituto Crescer Legal, doutora Ana Paula Motta Costa; além de secretários municipais de educação, diretores das escolas que sediaram as atividades das turmas, presidentes de sindicatos rurais e dos trabalhadores rurais, entidades parceiras do instituto. Representantes das empresas apoiadoras e os familiares dos aprendizes também participaram do evento.

SAIBA MAIS

A iniciativa de criar o Instituto Crescer Legal foi tomada a partir de programas que já vinham sendo desenvolvidos por entidades e empresas do setor de tabaco desde 1998 no enfrentamento da questão do trabalho infantil no meio rural. Fundado em 2015, o Instituto assumiu o papel de identificar as crenças culturais que legitimam o trabalho infantil e criar possibilidades e oportunidades de profissionalização de adolescentes, meninos e meninas de famílias ligadas à pequena propriedade rural, especialmente do setor de tabaco. Este é o caminho trilhado pelo Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que tem o objetivo de oportunizar formação teórica e prática para a atuação empreendedora e cidadã dos jovens do campo.

OS FORMANDOS
Turma 6 – Vera Cruz

Anne Caroline Sehnem, de Linha Sítio
Eduarda Caroline Bohrz de Oliveira, de Linha Sítio
Erica Gabriela Oliveira Riss, de Linha Sítio
Franciele Melyza Tornquist, de Vila Progresso
Gabriel Wink de Lara, de Linha Tapera
Géssica Laís Herberts, de Entre Rios
Guilherme Mateus Froehlich, de Entre Rios
Hércules Guilherme May, de Linha Sitio
Igor Luan Solf, de Linha Tapera
Jenifer Beatriz Santos da Silva, de Entre Rios
Jonathan Ismael Santos da Silva, de Entre Rios
Katiele Corrêa Barros, de Vila Progresso
Marcos Matheus Müller, de Linha Sítio
Nadine Franciele Soares Franco, de Linha Tapera
Patrick da Silva, de Linha Dois de Dezembro
Pedro do Nascimento Neto, de Linha Tapera
Sandra Milena Herberts, de Vila Progresso
Veronica Alessandra Sehnem, de Vila Progresso
Vitor Hugo Junkherr, de Vila Progresso
Wesley Kauan de Souza, de Vila Progresso

Turma 7 – Vale do Sol
Camila dos Santos, de Alto Castelhano
Caroline Einloft, de Fontoura Gonçalves
Cássio Luis Einloft, de Linha Alto Castelhano
Christian Willian Gehrke, de Alto Castelhano
Esthefani Rodrigues da Silva, de Alto Castelhano
Fernando Weiland, de Alto Castelhano
Gabriel Ricardo Haubert Andriotti, de Linha Bastian
Giovane Gonçalves da Silva, de Linha Silva
Jeferson Patrick Stumm Schwantes, de Alto Castelhano
João Paulo Gonçalves, de Linha Silva
Juliana dos Santos, de Herval de Baixo
Kailan Gabriel Schwantz, de Linha Alto Quilombo
Leonardo Vinicius Knod, de Fontoura Gonçalves
Luéle de Souza Oliveira, de Linha Silva
Marcos Mateus Rodrigues dos Santos, de Alto Trambudo
Patricia Rodrigues dos Santos, de Alto Trambudo
Róger Samuel de Souza, de Linha Boa Esperança
Vitória Carvalho da Silva, de Linha Boa Esperança

Turma 8, Candelária
Allan Tiarles Quoos Rodrigues, da Picada Escura
Bárbara Giovana Paranhos da Rocha, do Faxinal dos Porto
Carlos Daniel Moraes Vasconcelos, de Bom Retiro
Caroline Nunes da Silva, da Picada Escura
Chaiane da Cunha Martins, de Bom Retiro
Clarice da Silva Rodrigues, da Picada Escura
Eduardo Wagner, de Capão Claro
Eriki Luan Alves, do Rincão de Fora
Gisele dos Santos Soares, de Capão Claro
Mariana Machado, de Linha Boa Vista
Michele de Souza Ilha, de Bom Retiro
Paloma dos Santos Martins, de Bom Retiro
Pâmela Natieli da Silva, da Picada Escura
Rafaela Taborda, de Capão Claro
Robson Ferreira dos Santos, da Picada Escura
Ruan Lourenço Lawall, da Sesmaria do Cerro
Sabrina Porto Corrêa, de Bom Retiro
Simone Solange dos Santos Soares, de Boa Vista

Turma 9, Sinimbu
Adriano dos Santos, de Linha Barra de Ferro
Aline Tavares Freire, de Linha Carvalho
Caren Alana Machado de Souza, de Linha Carvalho
Claison da Siqueira, de Linha da Grama
Cleiton da Siqueira, de Linha da Grama
Diego Ivan Hentschke, de Linha Branca
Dionatas da Rocha Lopes, de Linhas Calistos
Ederson José Möllerke de Jesus, de Linha Calistos
Gabriela da Rosa da Silva, de Linha da Grama
Joceleia Neopomoceno, de Linha Pinhal Santo Antônio
Leonardo Dias dos Santos, de Linha Barra de Ferro
Leticia Gonçalves Padilha, de Linha Pinhalzinho
Lucas de Moraes Brito, de Linha Pinhalzinho
Mateus Rodrigues dos Santos, de Linha da Grama
Suelei Cesar Martins, de Linha da Grama
Vanessa da Rosa, de Linha da Grama

Turma 10, Santa Cruz do Sul
Aline Luana Theis, de Linha General Osório
Carlos Amabilia da Silva, de Linha Júlio de Castilho
Chirlei Helena Heinrich, de Linha Felipe Nery
Daniele Thais Frantz, de Linha Felipe Nery
Douglas Emanoel Frantz, de São Martinho
Eliezer Henrique Hochscheidt, de São Martinho
Elizandra Elisemara Kuntz, de Linha Chaves
Érica Naiara Maas, de Linha Júlio de Castilhos
Fernando Luis Willms, de Linha Brasil
Gustavo Baumgarten Seelig, de Quarta Linha Nova Baixa
Jarline Luciane Theis, de Linha General Osório
Josi Carine Scherner, de São Martinho
Juliane Beatriz Schlosser, de Linha Saraiva
Léia Fernanda Vicente Frantz, de Linha Monte Alverne
Maiquel Henrique Christmann, de Linha Júlio de Castilhos
Paula Carthielhe da Rosa, de Linha Chaves
Rafael Ripplinger, de Linha Júlio de Castilhos
Rangiele Rhayana Fuelber, de Linha Antão
Sabrina Andréia Niedermayer, de Linha Vitorino Monteiro

Turma 11, Venâncio Aires
Aline Frey, de Linha Hansel
Diego Henrique Oliveira, de Linha Bem Feita
Julia Gabrieli Bressler, de Linha Tangerinas
Leticia dos Santos Vedoy, de Linha Bem Feita
Lucas Silva Overbeck, de Linha Bem Feita
Raquel Aline Gregory, de Linha Tangerinas
Raylson Jefferson da Silva Machado, de Linha Bela Vista
Rayssa Roberta da Silva Vieira, do Bairro Gressler
Roberto José de Borba, de Linha Hansel
Sandro Fernandes Bechert, de Linha Tangerinas
Vitória Colbeich Goulart, de Linha Bem Feita

Turma 12, Boqueirão do Leão
Adijan Francisco da Silva, da Colonia Picolli
Adrieli Dapont, da Colonia Picolli
Alexsandro da Silva, de Linha Quatro Léguas
Angélica Moura do Couto, de Linha São Roque
Daiana Joaquim, da Estância Schmidt
Darlei da Silva, de Vila Schmidt
Ederson Farias Brum, de Alto Boqueirão
Évelin de Oliveira Machado, de Linha Sete Léguas
Gilberto da Rosa, de Linha Quatro Léguas
Gisele de Fátima da Silva, da Vila Schmidt
Joelson da Rosa Carvalho, de Linha Quatro Léguas
Kely Zanus, de Linha São Roque
Leonardo Maciel Padilha, da Colônia São Paulo
Liliane Dias da Silva, de Alto Boqueirão
Luiz Antônio da Costa, da Colônia São Paulo
Marlon Jose de Jesus, da Vila Schmidt
Rodrigo da Rosa, de Linha Quatro Léguas
Vanessa de Oliveira dos Santos, de Alto Boqueirão.

Olá Jornal