Afubra projeta programa para incentivos aos produtores que protegem matas

Olá Jornal
dezembro18/ 2021

Durante a passagem do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em Venâncio Aires, representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) apresentaram ofício para encontro junto ao ministério, buscando efetivar um novo programa. A proposta da entidade é de desenvolver, com empresas parceiras, ação de estímulo aos produtores que protegem e reintegram matas nativas na região. Nos moldes do projeto Protetor de Águas, que remunera agricultores que realizam proteção de nascentes, o programa em estudo da Afubra busca aval do Ministério do Meio Ambiente para dar andamento e buscar parceiros.

O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, explica que a iniciativa já está nos planos da entidade e levantamentos do tamanho da área possível de proteção pelos produtores foram realizados. “Inicialmente pensamos para os produtores de Santa Cruz e região. Já realizamos um levantamento inicial com georeferenciamento, para mapear a área existe de mata nativa e quais potencialidades do projeto. É uma proposta nova que queremos contar com o apoio do Governo Federal,” destaca Dornelles.

A proposta deverá pautar encontro no Ministério no próximo mês, mas o assunto foi adiantado com Leite na passagem por Venâncio Aires nesta segunda-feira, 13. “Queremos pensar em formas de remunerar os produtores que realizam a recuperação e proteção das matas da região. O principal custo engloba os estudos de impactos ambientais e o referenciamento atual da área de mata regional. Posteriormente precisamos buscar parceiros que irão financiar o custeio dos protetores das matas. É uma iniciativa nova, mas com um objetivo única, proteger a floresta nativa,” conclui Dornelles.

Em Vera Cruz, o programa Protetor das Águas, foi criado em 2011, e conta com parceria da Philip Morris Brasil. A iniciativa contempla 68 propriedade às margens do Arroio Andréas. Como incentivo, os produtores recebem o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, realizado anualmente, onde cada produtor recebe R$ 200,00 na adesão ao programa, e mais R$ 325,00 por hectare preservado.

FOTO: Divulgação/Serviço Florestal Brasileiro

Olá Jornal