Afubra espera que classificação na propriedade melhore relação entre produtores e empresas

Olá Jornal
dezembro28/ 2022

Após aprovação do projeto que prevê a classificação do tabaco na propriedade, a Afubra espera que a medida melhore relação entre produtores e empresas. O projeto aprovado no último dia 20 pela Assembleia Legislativa Gaúcha por 46 votos a 1 transfere o local de classificação do tabaco da indústria para a propriedade do agricultor.

Para o segundo secretário da Afubra, Fabricio Murini, a expectativa é de melhor relação entre as partes. “É uma demanda que a gente sentia muito dos nossos agricultores principalmente em anos que dava divergência em relação ao preço pago pelas empresas. A expectativa é que possa melhorar essa relação entre as empresas e os produtores com essa classificação sendo feita nas propriedades dos nossos agricultores”, espera.

Além disso, afirma que a medida valida a classificação já realizada pelo produtor. “Este projeto também traz essa expectativa para nós pois o agricultor já faz essa separação das folhas na propriedade já orientado nesse processos produtivo nas empresas e a gente buscava essa validação dessa classificação”.

Segundo Murini, a viabilidade da mudança se dá a partir da qualificação dos profissionais das empresas e do sistema integrado. “A gente mantém esse processo produtivo integrado então as empresas acompanham nas propriedades todo o processo de produção apenas o beneficiamento é feito nas empresas e, até então, a classificação. A viabilidade certamente será na qualificação dos orientadores técnicos que eles também já fazem essa orientação para os produtores e com que eles possam fazer essa validação para fortalecer ainda mais esse sistema integrado no estado”, ressalta.

O projeto aprovado pelos deputados gaúchos tramitava desde 2015 na casa legislativa. O próximo passo é levá-lo para outros estados, o que, conforme o segundo secretário da Afubra, deve ocorrer a partir de mobilização da comissão da representação dos produtores. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Olá Jornal