Aegea projeta investimentos de R$ 180 milhões em Venâncio Aires até 2033

Olá Jornal
agosto03/ 2023

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira, 03, na sede da Aegea, para a primeira reunião após a confirmação de privatização da Corsan. O objetivo é debater os planos da empresa para o município e as necessidades de investimentos para o abastecimento de água e tratamento de esgoto nos próximos anos.

Acompanhado pela secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza; a Procuradora-Geral, Gisele Spies Chitolina e o engenheiro e fiscal do contrato da Corsan com o Município, Marco Aurélio Holz, o grupo foi atendido pela gerente de Relações Institucionais, Fernanda Borges, que ficará responsável pela regional da qual Venâncio Aires está inserida.

Na oportunidade, além de apresentar um diagnóstico recebido sobre Venâncio Aires, a Aegea realizou uma breve apresentação sobre a constituição societária e os objetivos da empresa com relação a água e o saneamento no Rio Grande do Sul.

Com 22.119 economias atendidas pela empresa na Capital do Chimarrão, atualmente apenas 5% do esgoto está sendo tratado e chega a 49% o índice de perda de água tratada no município. Com meta de alcançar 90% de saneamento até 2033 e 100% de água, a Aegea prevê investimentos de R$ 180 milhões no período. “Essa é a previsão que temos hoje, mas não trabalhamos com plano de obras, mas de performance. Para isso, investiremos o que for preciso”, ressaltou a representante da empresa.

O prefeito Jarbas da Rosa levou à Aegea três pontos que ele chamou de cruciais para Venâncio Aires: a garantia do abastecimento de água, especialmente nos meses de verão; o avanço na extensão de redes para novos loteamentos, atendendo assim o plano de expansão da cidade e a garantia de qualidade da água oferecida. “Essa é nossa prioridade. Além disso, precisamos tratar dos passivos deixados pela Corsan, especialmente com relação a repavimentação de ruas abertas”, declarou Jarbas da Rosa.

Nos próximos dias, um novo encontro entre as equipes técnicas da companhia e Administração Municipal estarão trabalhando em parceria para ajustar interesses de projetos já em execução e futuros.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal