Administração Municipal busca propostas para agilizar a liberação de alvarás

Guilherme Siebeneichler
junho19/ 2017

A cidade de Farroupilha tem o índice de liberação dos alvarás mais rápido do Rio Grande do Sul. Com isso, gestores da cidade de Venâncio Aires, foram até lá, conhecer quais as medidas adotadas para serem implantadas no nosso município.

Venâncio já integra a Rede Simples, mas Tiago Wendt da Silva, responsável pela Sala do Empreendedor, destaca que dentro dos próximos dias, a ideia, é formar o Comitê Gestor da Rede Simples, e ter uma Comissão Técnica de Inovação, que visa analisar e propor mudanças e inovações. “Venâncio já tem muita coisa parecida com a cidade de Farroupilha. Formando o Comitê Gestor, e trazendo a autenticação dos livros para a prefeitura, vamos oferecer um posto de atendimento da junta e evitar assim o deslocamento para outras cidades”, salienta Silva. Atualmente, o município, concede o alvará em 48 horas, no caso de atividades de baixo risco.

Até o momento, houveram 2.062 atendimentos no Micro Empreendedor Individual (MEI). O primeiro passo agora é realizar o controle de indicadores de baixo e alto risco, que deverão ser implantados em 30 dias.

Conforme Silva, o primeiro passo é criar o habite-se, que é a autorização dada por órgão municipal permitindo que determinado imóvel seja ocupado. “Através dele será possível analisar e agilizar pendências nas requisições dos alvarás”, finaliza Tiago.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing

Guilherme Siebeneichler