Administração entrega sede à Cooprova e reabre capatazia do 5º Distrito

Janine Niedermeyer
maio30/ 2017

Durante esta terça-feira, 30, foram realizados dois importantes atos em Venâncio Aires, integrando a programação de 126 anos do município. Ainda pela manhã, a Administração realizou a entrega do prédio da antiga escola municipal Alfredo Scherer, no Acesso dona Leopoldina, à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e, logo depois, por volta do meio-dia, fez a abertura da capatazia do 5º Distrito.

Na nova sede da Cooprova, autoridades municipais e cooperativados comemoraram o repasse das instalações. O presidente da entidade, Luciano Carvalho destacou que “este é um sonho antigo que agora se torna realidade”. A entidade conta com mais de 200 associados e beneficia cerca de 600 famílias do município. O objetivo é de expandir os trabalhos e fornecer alimentos para locais como o Hospital e também o Presídio de Estância Nova.

Assim como o vice-prefeito, Celso Kramer; o prefeito Giovane Wickert também ressaltou o empenho da entidade e a importância da mesma no que diz respeito a diversificação. “Temos a Cooprova como modelo para o estado. Ela é um motivo de orgulho para Venâncio, pois mostra organização e criatividade”.

Representando o Legislativo, a vice-presidente, vereadora Sandra Wagner (PSB) destacou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento. “É preciso ressaltar a criação do PNAE e do PAA, que vieram para contemplar os produtores e também as pessoas mais carentes, ao mesmo tempo. E o aporte, como esse do repasse da sede, por parte da Administração é imprescindível para que sigamos no caminho do crescimento, da diversificação, do cooperativismo”.

Também estiveram presentes no ato, os secretários municipais, de Obras, Renato Gollmann; de Desenvolvimento Social, Arnildo Câmara; de Agricultura, André Kaufmann; da Educação, Joice Battisti; o coordenador da Emater local, Vicente Fin; e os vereadores José da Rosa (PSD) e Tiago Quintana (PDT).

Abertura da capatazia

Em Centro Linha Brasil, na Suib, representantes do Executivo e do Legislativo realizaram a abertura oficial da capatazia do 5º Distrito. Na presença da comunidade, foi dado ordem de início dos trabalhos na capatazia que abrange localidades como Linha Esperança, Marechal Floriano, Linha Arroio Grande, Linha Antão, somando cerca de 200 quilômetros de estradas a serem patrulhadas com uma retroescavadeira, uma motoniveladora, uma carregadeira e um caminhão.

Na presença do prefeito Giovane Wickert; vice-prefeito Celso Kramer; secretários de Obras, Renato Gollmann; e de Desenvolvimento Social, Arnildo Câmara; da vice-presidente da Câmara, Sandra Helena Wagner; e do coordenador das capatazias, Vilmar Bender; foi anunciado Leonir Severo como capataz do 5º Distrito.

Além de enaltecer o esforço que vem sendo feito por toda a Administração para que os trabalhos sejam realizados e as máquinas possam voltar às estradas, o prefeito ainda anunciou que está sendo buscado um novo financiamento junto ao Banco do Brasil para a aquisição de novas máquinas e para conserto das atuais. “Hoje está se fazendo uma ginástica para recuperar as máquinas. Mas elas aos poucos estão voltando para as estradas”.

Esta é a terceira capatazia reaberta no interior do município. As primeiras foram de Estância Nova e Vila Arlindo. Nas próximas semanas deverão ser abertas de Santa Emília e Vila Palanque.

Texto e fotos: Vanessa Behling/AI Câmara de Vereadores

Janine Niedermeyer