Adesão grevista pode chegar aos 100 bancários em Venâncio nesta quinta

Janine Niedermeyer
setembro07/ 2016

O atendimento aos clientes nos bancos do município estarão totalmente afetados a partir da quinta-feira, 8. Em um movimento de greve dos trabalhadores das agências bancárias, com adesão em todo Brasil, desde esta terça-feira, 6, unidades privadas (Itaú, Bradesco e Santander) já não funcionaram, assim como parcialmente na Caixa Econômica Federal (agência Terra do Chimarrão).

Venâncio Aires foi a segunda cidade com maior adesão no primeiro dia de paralisação da categoria, na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, que engloba 23 municípios.

Conforme o diretor de comunicação da entidade sindical, Cândido Machado, 16 agências na região tiveram trabalhadores parados, sendo a maior parte, além de Venâncio, em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Em Santa Cruz, dos cerca de 350 profissionais de bancos, 200 já aderiram à greve. 

Na Capital do Chimarrão, com as adesões de quinta-feira, 8, poderão ser aproximadamente 100 bancários paralisados, incluindo além dos citados, o Banrisul (de forma parcial) e as duas Caixas Econômicas Federais, da Osvaldo Aranha e Tiradentes, que não irão abrir, cita Cândido.

DEMANDAS

O diretor salienta que junto ao Banco do Brasil de Venâncio, os trabalhadores ainda ficaram de avaliar a participação na greve. Cândido Machado estará no município para reuniões na quinta-feira, 8, nas agências do Banrisul e BB. O Sicredi é o único a não integrar por não integrarem o sistema bancário comum, sendo uma cooperativa de crédito.

A greve nacional é a resposta dos bancários à proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada no último dia 29 de agosto, de reajuste de 6,5% no salário, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. Segundo a categoria, a oferta não cobre, sequer, a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para os bancários.

“Com data-base em 1º de setembro, a pauta de reivindicações dos bancários foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, já foram cinco rodadas de negociação, mas até agora a Fenaban não apresentou uma proposta decente aos trabalhadores”, afirmou Cândido.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer