Ações para segurança hídrica no Rio Grande do Sul pautam debate da Assembleia Legislativa dia 26 na região

Olá Jornal
abril19/ 2024

Sobradinho recebe o primeiro encontro, de uma série que serão realizadas nas regiões funcionais do Rio Grande do Sul, no dia 26 de abril, para discutir medidas de irrigação e segurança hídrica no estado. Os debates são promovidos pela Assembleia Legislativa. A reservação de água é a bandeira de trabalho da presidência de Adolfo Brito (PP) no Parlamento Gaúcho. O evento ocorre das 9h às 12h na Câmara de Vereadores de Sobradinho, na rua General Osório, número 200.

Adolfo Brito, se reuniu para a com direção do Badesul para debater ações de fomento à irrigação
FOTO: Rodrigo Rodrigues/ALRS

Os debates buscam ampliar nas regiões do estado ações para otimizar a irrigação das propriedades rurais, e a piscicultura. A ação “RS Sustentável – Cada Gota Conta” propõe atualização de leis, programas de fomento, linhas de financiamento e parcerias para estimular produtores rurais a implementar medidas que buscam segurança de abastecimento, em especial nos períodos de estiagem.

Ainda em março a ALRS aprovou lei que transforma obras de infraestrutura para construção de barragens, sistema de irrigação e açudes em interesse público. Na prática, a proposta retira parte de restrições para construção em APPs (Área de Preservação Ambiental).

Na última quarta-feira, 10, Brito se reuniu com a direção do Badesul para debater medidas de apoio aos produtores. No encontro a agência de fomento, por meio do presidente da agência de fomento, Cláudio Leite Gastal, assegurou a participação da instituição em parcerias acerca do tema da gestão 2024-2025 da presidência da Assembleia.

Com informações AI ALRS

FOTO: Gustavo Mansur/Secom

Olá Jornal