Abertura de caminhos para relações comerciais entre gaúchos e panamenhos

Olá Jornal
fevereiro09/ 2024

O caminho para relações comerciais entre gaúchos e panamenhos está aberto a partir de encontro na embaixada brasileira no Panamá. A agenda ocorreu na manhã desta sexta-feira, 09, entre o secretário de desenvolvimento rural do RS, e os deputados estaduais Marcus Vinícius de Almeida (PP), com o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos de Abreu e Silva.

Os representantes do executivo e legislativo levaram até o embaixador algumas oportunidades de negócios como o fornecimento de arroz, azeite de oliva, vinhos, espumantes. Explicaram que 88% endereços produtivos do RS são agricultores familiares e 3.700 cadastros de agroindústrias.

Ele recebeu positivamente a iniciativa e explicou como funciona o mercado panamenho nesta área. Comentou que há condições de logística favorável e que o RS poderia promover uma noite do espumante por exemplo para divulgar o produto. Além disso, convidou para que o estado participe da Expocomer, uma exposição comercial que ocorre em março no estande do Brasil.

A encarregada do setor de promoção comercial, Paloma Mendes, falou sobre o cenário atual. Explicou que há pouca produção panamenha devido ao luto custo de produção e que na área de lácteos e proteína animal não tem tanto disco devido ao principal parceiro EUA já terá ocupado espaço.

FOTO: Janine Niedermeyer/Olá Jornal

Olá Jornal