Abertura da Colheita do Tabaco no RS será em Rio Pardo

Olá Jornal
novembro21/ 2023

O Parque da Expoagro Afubra sediará a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul, no dia 1º de dezembro. Numa lavoura especialmente plantada, a solenidade terá início às 10h para autoridades, lideranças e imprensa convidadas. A Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul integra o calendário de eventos do Estado e é uma organização da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), SindiTabaco e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, enfatiza que é uma solenidade importante para o fumicultor gaúcho pois demonstra que o Governo do Estado reconhece a importância do setor. “Somos uma cultura lícita e que traz grandes retornos econômicos para o Estado. Precisamos ser valorizados e reconhecidos pela nossa importância”. Sobre sediar a Abertura no Parque da Expoagro Afubra, Drescher se disse alegre, pois “é em nosso Parque que levamos ao produtor as alternativas de diversificação, bem como informações sobre novas tecnologias que ele pode usar para melhorar a sua propriedade”.

NÚMEROS – A produção sul-brasileira de tabaco na safra 2022/2023 foi de 605.703 toneladas, sendo 551.586 toneladas na variedade Virgínia, 46.469 no Burley e 7.659 toneladas no Galpão Comum. O Rio Grande do Sul foi responsável por 42,4% da produção do Sul do Brasil, alcançando 256.947 toneladas. Saiba mais sobre a safra 2022/2023 aqui.

CRÉDITO: AI AFUBRA

Olá Jornal