Aberta oficialmente a colheita da erva-mate no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
setembro22/ 2022

Venâncio Aires sediou na tarde desta quinta-feira, 22, em Santa Emília, a abertura da colheita da erva-mate no Rio Grande do Sul. O evento foi realizado na propriedade da família Wagner e Becker. Acompanharam a programação na propriedade o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), a vice-prefeita, Izaura Landim (MDB), o coordenador da Câmara Setorial da Erva-mate, Thiago Fick, representando o governador do estado, a secretária da cultura Beatriz Araújo, o presidente da Emater no Rio Grande do Sul, Alex Silva Corrêa, e demais autoridades políticas, sociais ou ligadas a cadeia produtiva da planta.

Evento contou com a presença de representantes de entidades da cadeia produtiva e lideranças políticas

A Festa da Colheita ocorre anualmente de forma itinerante entre os polos regionais e celebra a cultura símbolo do estado. Dessa forma, a programação tem como ponto alto a poda de um pé de erva-mate. Ao longo do evento, através da Emater/RS-Ascar, foi realizada demonstração de técnicas de adubação de solo e cultivo dos ervais.

Venâncio Aires integra o Polo Ervateiro Região dos Vales, estando entre os cinco maiores grupos produtores de erva-mate no Rio Grande do Sul. O evento estava previsto, inicialmente, para ocorrer em maio, mês que inicia a colheita nos ervais. Entretanto, precisou ser adiado para setembro. A Festa marca, de forma simbólica, o momento de importância para a cadeia produtiva da cultura.

Olá Jornal