As indústrias de processamento de tabaco foram responsáveis por cerca de 85% dos empregos formais gerados em Venâncio Aires entre janeiro e maio de 2026. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) evidenciam a importância do setor para o mercado de trabalho local, especialmente no período de recebimento e beneficiamento da safra, quando ocorre a contratação de trabalhadores safristas.
Nos cinco primeiros meses do ano, as empresas da atividade de fabricação de produtos de tabaco registraram 5.499 admissões e 1.328 desligamentos, resultando em saldo positivo de 4.171 vagas. Ao final de maio, o estoque de trabalhadores empregados no segmento chegou a 5.615 pessoas. O tempo médio de permanência no emprego foi de 4,2 meses.
Na comparação com o mesmo período de 2025, o setor apresentou crescimento. Entre janeiro e maio do ano passado, as indústrias do tabaco contabilizaram 5.484 admissões, 1.431 desligamentos e saldo positivo de 4.053 empregos. O estoque de trabalhadores alcançava 5.224 pessoas, também com tempo médio de emprego de 4,2 meses.
Considerando todos os setores da economia de Venâncio Aires, indústria, comércio, serviços, construção civil e agropecuária, o município acumulou 10.764 admissões e 5.857 desligamentos entre janeiro e maio deste ano. O saldo geral foi de 4.907 empregos formais.
Diante desse cenário, as 4.171 vagas criadas pelas indústrias do tabaco representam aproximadamente 85% de todo o saldo positivo registrado no município. O desempenho confirma o papel estratégico da cadeia produtiva do tabaco para a economia venâncio-airense, com reflexos diretos na geração de renda, na movimentação do comércio e na manutenção da atividade econômica durante os primeiros meses do ano.
