Ressonância Cultural reúne agentes da cena local em encontros de formação e troca no SESC de Venâncio Aires

Olá Jornal
abril08/ 2026

O Ressonância Cultural chega a Venâncio Aires para celebrar, conectar e fortalecer a diversidade cultural do município. Entre os dias 8 e 30 de abril de 2026, o SESC local será palco de uma série de encontros voltados a agentes culturais e demais interessados de diferentes linguagens, práticas e segmentos culturais das 19h às 22h.

A proposta é reunir quem constrói a cena cultural de Venâncio Aires para compartilhar experiências, estimular diálogos e criar pontes entre as múltiplas formas de fazer cultura na cidade.

Programação

Palestras Formativas — dias 8, 15 e 22 de abril
Três encontros temáticos que capacitam agentes culturais em áreas estratégicas: Acessibilidade na Cultura, Elaboração de Projetos Culturais e Economia Criativa. As palestras buscam ampliar ferramentas práticas para quem atua na produção e gestão cultural.

Conferências — dias 27, 29 e 30 de abril
Nos três últimos encontros, agentes culturais de Venâncio Aires apresentam, em talks de 15 minutos, suas obras, trajetórias e visões sobre o fazer cultural local. O formato é dinâmico e participativo, concebido como um espaço de escuta, troca e valorização mútua.

Mais do que uma sequência de eventos, o Ressonância Cultural se configura como um movimento de articulação e mobilização da cultura viva do município. A iniciativa parte do reconhecimento de que cada trajetória artística e cultural é parte fundamental do tecido coletivo de Venâncio Aires.

“Vamos reunir pessoas que constroem a cena cultural do nosso município para compartilhar experiências, estimular diálogos e fortalecer conexões entre as diferentes linguagens, práticas e segmentos”, destaca Marioni Wendt da organização do projeto.

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio do ProCultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Olá Jornal