A organização da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), intensifica os preparativos para o evento, que ocorre de 30 de abril a 10 de maio no Parque Municipal do Chimarrão. Entre as principais novidades desta edição está a implantação de um novo sistema de controle de acesso com catracas eletrônicas, visando melhorar o fluxo de visitantes.
Segundo o presidente da festa, Milton Lauer, uma das prioridades neste momento é justamente a organização da entrada e circulação do público dentro do parque. “Estamos criando um fluxo para atender melhor as pessoas, especialmente considerando que, diferente de outros eventos, aqui os visitantes entram com veículos no parque”, explicou.
Para resolver esse desafio, a comissão organizadora realizou reuniões com a empresa responsável pelo sistema, buscando soluções para otimizar o acesso. A principal mudança será a reorganização das entradas, com separação entre o fluxo de veículos e pedestres.
Uma das alterações será no acesso pelo pórtico do Ginásio Poliesportivo, onde os visitantes deverão descer dos veículos antes de passar pelas catracas. Já os motoristas terão um sistema específico para registro de entrada. Além disso, a estrutura será ampliada com abertura de cercas e instalação de tendas para melhorar a circulação.
O parque contará ainda com múltiplos pontos de acesso, incluindo o pórtico principal e entradas secundárias, como nas pistas do motocross e bicicross. A organização também definiu mudanças no trânsito interno, com saída de veículos em sentido único, para evitar congestionamentos.
Outra novidade desta edição é justamente a adoção das catracas eletrônicas, algo inédito na história da Fenachim. “Esse é o primeiro ano que conseguimos implantar esse sistema, após várias tentativas. A parceria com a Imply foi importante para viabilizar essa inovação”, destacou Lauer.
PREPARAÇÃO
Em relação à estrutura, o presidente afirma que o parque já está praticamente completo, com estandes e espaços comerciais ocupados, inclusive com fila de espera no setor de alimentação. Restam apenas ajustes técnicos, como instalação de equipamentos e cabeamento para garantir o funcionamento dos sistemas.
Apesar da reta final exigir atenção aos detalhes, a avaliação da organização é positiva. “Estamos bem contentes com o andamento dos preparativos”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO
A organização da Fenachim divulgará na próxima terça-feira, 31, a programação completa do evento, além do traje social das soberanas. A apresentação ocorre no Parque Municipal do Chimarrão, no Galpão João Paulo Heck (antigo Morada Velha), a partir das 19h30min.
