A jornalista e educadora em inteligência artificial Cátia Kist e a pedagoga e neuropsicopedagoga Kelly Treib lançaram nesta semana o Facilita Pro, uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para auxiliar professores na elaboração de planos de aula, atividades e avaliações.
A ferramenta foi desenvolvida para atender educadores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial, com o objetivo de reduzir o tempo de planejamento e ampliar a qualidade dos recursos pedagógicos.
O diferencial do Facilita Pro está no uso de inteligência artificial integrada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes estaduais e municipais. O sistema gera conteúdos personalizados a partir das informações inseridas pelo professor, como disciplina, conteúdo, turma, características dos alunos, contexto da escola e orientações específicas no campo de observações.
Além da personalização pedagógica, a plataforma oferece adaptações inclusivas. O professor pode indicar necessidades específicas dos estudantes — como TDAH, transtorno do espectro autista (TEA), dislexia, discalculia, deficiência intelectual ou física — e o sistema gera automaticamente versões adaptadas das atividades e do planejamento, promovendo maior inclusão no processo de ensino-aprendizagem.
Cada usuário pode realizar o cadastro gratuitamente e gerar um plano inicial sem custo. Para uso contínuo, a plataforma disponibiliza assinatura mensal no valor de R$ 39,90, que dá direito à geração de até 30 planos por mês, além das atividades e avaliações correspondentes.
Segundo Cátia Kist, a iniciativa surgiu a partir de uma inquietação sobre o acesso dos professores às novas tecnologias.
“Há algum tempo eu vinha inquieta, pensando em como levar o conhecimento da inteligência artificial para os professores, para que eles tivessem acesso a mais recursos didáticos. Foi então que procurei a Kelly, uma amiga querida e também minha ex-aluna em um curso de IA para iniciantes, levando a ideia de desenvolver algo voltado para a realidade dos educadores.”
Para Kelly Treib, o convite veio ao encontro de uma preocupação que já fazia parte do seu cotidiano profissional.
“Quando a Cátia me procurou, a proposta dialogou diretamente com a realidade que eu vivencio e observo entre os colegas. As demandas dos professores são cada vez maiores. Além disso, os dados mostram que a docência está entre as profissões com altos índices de afastamento por burnout, ansiedade e esgotamento. Poder contribuir com uma ferramenta que ajude a reduzir essa sobrecarga e apoiar o trabalho pedagógico foi uma grande alegria.”
O Facilita Pro foi desenvolvido com foco em praticidade, personalização e inclusão, buscando transformar a inteligência artificial em uma aliada no dia a dia escolar e contribuir para melhores condições de trabalho para os educadores.
Mais informações:
Acesso e cadastro: https://app.facilitapro.com.br/
