Após realizar a primeira edição da Noite de Campo sobre o cultivo de tabaco, a Afubra de Venâncio Aires prepara uma nova edição do evento para o mês de fevereiro. Desta vez a soja será o foco das apresentações técnicas e de divulgação do cultivo. Esta será a quarta edição de um dia de campo sobre a cultura da soja realizada na Capital do Chimarrão.
Conforme o gerente da unidade venâncio-airense, Tiago Maracci, o evento está pré-agendado para o dia 07 de fevereiro. “Já estamos implementando uma lavoura de soja, no campo junto da propriedade do seu Armindo. A lavoura foi plantada há 30 dias e estamos pré-agendados para realizar uma nova noite de campo no dia 07 de fevereiro. Vamos para o quarto evento sobre o cultivo de soja em Venâncio,” comenta.
Conforme o gestor da filial de Venâncio Aires, a soja tem crescido entre as culturas plantadas pelos produtores de tabaco após a colheita. “O produtor ainda tem escolhido o cultivo do milho como preferido para o pós-colheita do tabaco. Mas a soja tem aumentado a participação.”
TABACO
Na noite de sexta-feira, 29, o tabaco pautou a Noite de Campo, na propriedade de Armindo Rosa, no pórtico de acesso à Venâncio Aires. Das 19h às 23h30min cerca de 550 pessoas participaram das programações, divididas em estações. Os produtores participaram de palestras e apresentações feitas por técnicos e agrônomos que mostraram lavouras demonstrativas, boas práticas nas lavouras, manejo de solos com ênfase na sustentabilidade, nutrição de plantas, o uso correto dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), controle biológico (produtos usados pensando, principalmente, na proteção do solo), híbridos de milho voltado à safrinha após o tabaco incentivando a rotação de culturas. Também fizeram parte da programação, os estandes levando informações e implementos agrícolas voltados à pequena propriedade rural.