Capital nacional da agricultura familiar e município líder na produção de tabaco, Canguçu sediará o quinto evento do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’, a pauta da gestão 2024-2025 da presidência da ALRS que trata sobre reservação de água, irrigação e piscicultura. O encontro acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no centro de convenções da Cetac.
O chefe do Legislativo gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), o prefeito municipal, Marcus Vinicius Pegoraro, e o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Neutzling, farão a abertura do seminário. Também participarão do primeiro ato o diretor do Cetac, Reginaldo Maciel, e o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel. Em seguida, às 9h30, especialistas iniciarão o período dos painéis.
José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS – grupo que organiza os simpósios -, apresentará o tema pela presidência da AL; Carlos José Sobrinho, diretor do Departamento de Recursos Hídricos do estado, contemplará a visão do governo; Michel Aldrigh, engenheiro agrônomo, abordará as questões regionais relacionadas à temática; Murilo Neitzke, produtor, falará sobre sucessão rural e irrigação; e Igor Kohls, engenheiro agrônomo, explanará acerca de aspectos técnicos.
Os debates com lideranças e sociedade civil organizada direcionam para a elaboração de uma legislação que possa mitigar os obstáculos verificados durante períodos de seca, frequentes no Rio Grande do Sul. A proposta de armazenagem de água e posterior aplicação do recurso natural em sistemas irrigatórios pretende fomentar o aumento da produtividade, sem descuidar do meio ambiente. A garantia de segurança jurídica aos agricultores é ponto fundamental das discussões.
A TVAL transmitirá a edição do Cada Gota tanto no canal aberto quanto na página da Casa parlamentar no YouTube. A jornalista Gisele Loeblein será a mediadora. Até o momento, já foram realizados quatro seminários: em Sobradinho, no dia 26 de abril; Santa Cruz do Sul, em 27 de setembro; Panambi, no dia 25 de outubro; e Santo Antônio da Patrulha, no último 11 de novembro.
Canguçu da Agricultura Familiar e da Fumicultura
Canguçu recebeu a alcunha de cidade brasileira destaque da agricultura familiar a partir de uma norma originária do Projeto de Lei (6408/16) do deputado federal Afonso Hamm (PP), sancionada pelo presidente Lula em 2023. O município conta com, aproximadamente, 14 mil propriedades rurais, sendo o detentor de maior número de minifúndios do país. Cerca de 60% da população local vive no campo.
Já o destaque acerca do tabaco é assegurado a partir de dados da Afubra, a Associação dos Fumicultores do Brasil. Na safra 2023/2024, Canguçu obteve o primeiro lugar entre os produtores nacionais, com 18 mil toneladas colhidas.
CRÉDITO: AI ALRS