O 14º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo SindiTabaco e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), inicia sua programação no dia 9 de julho. Em 2024, com uma novidade: o público participará ao vivo do podcast Vida no Campo, programa de rádio que contará com a participação de especialistas sobre os temas abordados.
“Estamos apostando neste novo formato com o objetivo de tornar as mensagens mais leves e de levar um momento lúdico e de interação ao público, maioria produtores de tabaco”, comenta Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. Também é esperada a participação de agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades locais e regionais.
A agenda inicia em Irati, no Paraná, no dia 9 de julho, e segue para Palmeira (PR), no dia 10; Canoinhas (SC) no dia 11; e encerra em Santa Terezinha (SC), no dia 30 de julho. Em 13 edições presenciais, realizadas desde 2009, os eventos do Ciclo de Conscientização já contaram com a participação de mais de 34 mil pessoas, de 72 municípios. Em 2021, o Ciclo foi realizado em formato virtual, com transmissão pelo canal do SindiTabaco no Youtube. O vídeo já contabiliza mais de 11 mil visualizações.
CALENDÁRIO DE EVENTOS
9 de julho, terça-feira, 13 horas
Irati (PR): Centro de Eventos Italiano – Rua Coronel Emílio Gomes, 380
10 de julho, quarta-feira, 13 horas
Palmeira (PR): Cine Teatro Municipal, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 11
11 de julho, quinta-feira, 13 horas
Canoinhas (SC): Assemca – Rua João Pius Schindler, 171, Alto das Palmeiras
30 de julho, terça-feira, 13 horas
Santa Terezinha (SC): Pavilhão do Parque de Eventos – Parque da Mata Nativa
PARA LEMBRAR
– Só é permitido trabalhar na cultura do tabaco a partir dos 18 anos;
– Crianças e adolescentes devem frequentar a escola;
– O produtor deve usar a vestimenta específica para colher o tabaco, observando melhores horários e clima;
– Somente adultos podem manejar e aplicar agrotóxicos, utilizando sempre os EPIs recomendados.
CRÉDITO: AI SINDITABACO