Venâncio Aires ocupa até novembro a 8ª posição entre os 10 maiores exportadores do Rio Grande do Sul. Entre janeiro e novembro a partir do município foram negociados US$ 800,02 milhões, queda de 0,6% se comparado ao mesmo período de 2022. Apesar da leve redução nos negócios, a Capital do Chimarrão deve manter o destaque entre os maiores exportadores gaúchos. A expectativa é de alcançar os US$ 900 milhões em vendas ao exterior até o fim do ano.
Com a baixa registrada nas exportações, em especial com tabaco, nos meses de, setembro, outubro e novembro, 26%, 23% e 63%, respectivamente, o município não deve registrar os valores recordes movimentados ao longo de todo 2022. No ano passado foram US$ 950 milhões em vendas globais, alta de 74,8%.
Os negócios com tabaco em folhas, a partir das empresas venâncio-airenses, registra queda de 0,2%. Entre janeiro e novembro de 2023, foram US$ 734 milhões em vendas. US$ 1,46 milhão a menos do que no ano anterior. O produto é o principal negociado no mercado internacional, representando 92% de participação. Outros 5% são de negócios envolvendo talos e extratos de tabaco, que registram alta de 18%, movimentando US$ 39,7 milhões. O movimento representa US$ 6,05 milhões a mais, do que no ano passado.
PARCEIROS
Os três principais parceiros comerciais do município registraram queda neste ano. A China, principal destino das exportações de Venâncio Aires, movimentou US$ 226 milhões, queda de 16,5%, o que representa US$ 45 milhões. A Bélgica, segundo destino, registra baixa de 3,8%, ou seja, US$ 3,9 milhões a menos. Ao país, porta de entrada na União Europeia, foram negociados US$ 94,5 milhões. Já aos Estados Unidos, a redução nos negócios está em 16,5%, são US$ 15 milhões a menos. Ao longo do ano aos norte-americanos foram negociados US$ 75,6 milhões.
EM ALTA
Do quarto ao sexto parceiros comerciais, as vendas registram crescimento. É o caso do Paraguai, que ocupa a quarta posição, representando 5,8% dos destinos, foram US$ 46,5 milhões em vendas, variação de US$ 19,1 milhões, alta de 69,8%. A Indonésia ocupa a quinta colocação, representando 5,6% dos destinos de vendas venâncio-airenses. Foram US$ 44,5 milhões em vendas, US$ 17,9 milhões a mais, alta de 67,5%. Já o Egito ocupa a sexta posição entre os principais parceiros comerciais, representando 5,2%, com alta de 169,8%, com US$ 41,2 milhões em vendas, ou seja, US$ 25,9 milhões.