Com resultados positivos no número de visitantes e de consumo, a 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul encerra com planos para a próxima edição. Entre as medidas que ganharão destaque, a experiência Oktober ganha atenção da organização, com o propósito de mobilizar os visitantes para o mundo da Festa da Alegria. Este espírito ganhará mais força em 2024. O evento também ganhará mais atenção, inclusive no calendário de eventos do estado, por conta das celebrações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, e os 175 anos da chegada dos primeiros imigrantes germânicos em Santa Cruz do Sul.
Segundo o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), entidade promotora da Oktoberfest, a próxima edição será maior em função das celebrações do bicentenário. “O Rio Grande do Sul está celebrando os 200 anos da imigração alemã. E a 39ª Oktoberfest vai enaltecer esse evento, celebrando com diversas regiões. Temos expectativa de uma grande festa, em especial os desfiles, que devem reunir mais visitantes,” explica Ricardo Bartz.
Além das celebrações, a ideia de espaços temáticos e decorados no parque seguirá no próximo ano, com projetos de ampliação. “Esta é a experiência Oktoberfest. A ideia de ambientes especiais, pensados para os visitantes. Espaços decorados, bonitos e que permitam momentos felizes dentro do parque. Esta ideia seguirá no próximo ano, com projetos para mais novidades,” comenta.
Bartz afirma que o sistema de cartão para o pagamento de itens de consumo seguirá na próxima edição. A avaliação do Oktober Karte é considerada positiva, permitindo maior controle no fluxo de vendas e consumo durante as três semanas de evento.
A edição de 2024 terá como tema “Celebrando a Imigração Alemã”. A Festa da Alegria ocorre entre os dias 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro.
NÚMEROS
Representantes da comissão organizadora detalharam números da 38ª Oktoberfest e Feirasul durante coletiva de imprensa na última quarta-feira, 1º de novembro. Durante os 13 dias de evento aproximadamente 400 mil pessoas passaram pelo parque. Já o público pagante, que considera os acessos de ingressos e permanentes ao parque, shows nacionais e bailes do Pavilhão Central, chegou a 121.765 pessoas.
O Oktober Karte (sistema de cashless utilizado para pagamento na gastronomia) registrou a comercialização de 197.142 itens de alimentação durante a Festa da Alegria. O consumo de bebidas da Eisenbahn e da Coca-Cola também foi expressivo. “Batemos um novo recorde de consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil a mais do que o registrado em 2022”, frisou Bartz. Já os consumos de água, refrigerante, sucos e energético ficou em 48 mil litros, um pouco abaixo do volume de 2022, quando foram consumidos 54 mil litros. O Balanço Financeiro do evento deve ser apresentado pela Assemp ao Município de Santa Cruz do Sul no início do próximo ano.