Para apoiar a sustentabilidade e o desenvolvimento do negócio, incentivar a qualidade de vida por meio do alimento saudável e gerar oportunidade aos associados, a Sicredi Vale do Rio Pardo firmou na manhã deste sábado, 16, uma parceria com o Centro de Apoio e Promoção de Agroecologia – CAPA. Trata-se do subsídio de 80% da anuidade da Certificação Participativa da Rede Ecovida de Agroecologia, que identifica a credibilidade do produto orgânico. O encontro, que contou com a presença de representantes da Cooperativa, do CAPA, do Poder Público e de produtores da região, aconteceu na Casa Sicredi, durante a 1ª ExpoFeira Rural, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.
O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destacou que a parceria não é para divulgar a marca, mas, sim, para cumprir a missão enquanto cooperativa, de estimular o desenvolvimento regional e apoiar a economia local por meio de parcerias. “Apoiar a produção de alimentos é da nossa essência e história de uma cooperativa de crédito fundada por agricultores. Precisamos reconhecer e valorizar todas as formas e organização na produção de alimentos dentro do amplo conceito de agronegócio que para nós Sicredi contempla a diversidade produtiva e, neste caso especial, de uma produção respeitando valores, regras e práticas para alimentos mais saudáveis. Contempla produtores e consumidores”, salientou Petry.
A coordenadora do CAPA do Núcleo Santa Cruz, Melissa Lenz, contou um pouco sobre o trabalho extenso de atuação da entidade nos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí, que acompanha os agricultores através da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) e povos e comunidades tradicionais. “Não é só comida sem veneno, é prática além da ciência. Precisamos nos fortalecer enquanto cooperativas, por isso, a parceria com o Sicredi, que vai beneficiar as famílias com um custo significativo que eles não vão ter mais”, ressaltou. A coordenadora ainda destacou que a iniciativa também serve como incentivo para outras famílias aderirem à agroecologia. Além disso, ela falou sobre os projetos que foram contemplados com o Fundo Social de Desenvolvimento da Sicredi Vale do Rio Pardo.
Na oportunidade, o produtor Mauro Alves, do interior de Rio Pardo, frisou sobre a importância do alimento orgânico e da parceria. “A gente não faz nada sozinho, dependemos hoje de parcerias para crescer e se ajudar”. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, parabenizou todos os presentes pela iniciativa que, segundo ele, só tem a contribuir com os produtores e melhorar a qualidade dos produtos. “O recurso investido no Sicredi é reinvestido na região. Sicredi faz isso com excelência”, mencionou o chefe do executivo.
ExpoFeira Rural – A 1ª ExpoFeira Rural, promovida pela Afubra e Fetag-RS, aconteceu no último fim de semana, dias 16 e 17 de setembro, no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. O encontro das famílias do campo e da cidade recebeu um público de 23 mil pessoas. Como um dos patrocinadores da feira, o Sicredi esteve presente representado pela Sicredi Vale do Rio Pardo em quatro espaços: na Casa Sicredi, no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Feirão de Veículos e no espaço Recreação.
CRÉDITO: AI SicrediVRP/Four Comunicação