A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 14, não contou com a votação de projetos de lei. Na pauta de votações estavam pedidos encaminhados pelos vereadores a empresas e repartições públicas, buscando melhorias. A aprovação de três moções, na sessão semanal, foram os principais pontos de debates na ordem do dia.
A primeira solicitação tem autoria do vereador Ezequiel Stahl (PTB), e foi direcionada a RGE-Sul. O parlamentar apela para a ligação urgente da rede elétrica na Associação Hídrica de Estância São José. Atualmente o espaço não conta com ligação, impossibilitando a utilização da rede para fornecimento de água na localidade.
Também na noite desta segunda-feira, os vereadores aprovaram moção de apelo de autoria de Clécio Espíndola (PTB). O documento será enviado à Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, responsável pelos serviços de manutenção na RSC-287. O documento busca garantir que pessoas que sofram acidentes no Trevo de Vila Mariante ou proximidades sejam encaminhadas ao hospital do município de Venâncio Aires. Conforme a moção, em alguns casos, as vítimas são direcionadas para Taquari.
Também na sessão foi aprovado apelo ao Governador Eduardo Leite, e ao diretor do Daer, Fabiano Pereira, para que realize o recapeamento da malha viária da VRS-816, entre , entre Linha Grão Pará até Vila Palanque e sua continuação do asfalto até os aviários em Linha Herval. O documento tem autoria da vereadora Mara Irene Konzen Muller (PSD).
REQUERIMENTOS
Na sessão também foram aprovados dois requerimentos. O primeiro, de autoria da vereador Mara Irene Konzen Muller, que autoriza homenagem à Eduarda Rafaela Wenzel, pela conquista do título de Rainha do Sul Infanto-juvenil RS 2023, no dia 29 de julho corrente, em Sapucaia do Sul, representando o Município de Venâncio Aires. Também foi aprovada homenagem ao casal Edison Luís Azambuja Aquino e Rosangela da Rosa Aquino, por serem os campeões nacionais de danças gaúchas de salão de 2023. O requerimento tem autoria da vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT).
TRIBUNA
A tribuna da Câmara de Vereadores foi utilizada pelo Engenheiro de trânsito contratado pela prefeitura de Venâncio Aires, Rui Voldinei Pires, apresentou ações e medidas para melhorar o tráfego da cidade. A solicitação para a participação do profissional foi feita pelo vereador Renato Gollmann (PTB).
Entre os destaques apresentados pelo engenheiro, que presta assessoria e consultoria para o sistema viário do município, estão os projetos de melhoria no fluxo e segurança. Atualmente estão em estudo 13 vias para implantação de sentido único, para formação de binários.
Além disso, as medidas de trânsito buscam diminuir a incidência de sinistros. “De cada um real investido no trânsito, se economiza cinco reais no setor da saúde. Estamos em constante análise para melhorar o fluxo da cidade,” afirma.
Os vereadores aproveitaram a participação do profissional para apontar ações de melhorias na área urbana, implantação de semáforos, faixas elevadas e lombadas.