A Páscoa, comemorada no domingo 9 de abril, deverá ser mesmo do chocolate. Uma pesquisa elaborada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) mostra a predileção do consumo para chocolates – com destaque para ovos e barras com menor gramatura. A expectativa é positiva, uma vez que o índice de confiança do consumidor está em 83,1 pontos, índice considerado bom, seguido de um maior rendimento das famílias.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a avaliação do cenário positivo mostra que o varejo alcançará bons resultados com as vendas de Páscoa. “O índice de confiança do consumidor é o maior, nos últimos três anos para o mês de abril. Isso mostra que há sim uma expectativa muito grande com a data”, analisa.
Spode comenta também que a alteração do clima – prevista para os próximos dias – poderá, assim como o chocolate, abrir o “apetite” de compras do consumidor da região. “A Páscoa é uma época na qual as vendas ficam mais concentradas em gêneros alimentícios, como o chocolate e o pescado, consumido na Semana Santa. No entanto, é também um período de transição, cujo clima começa a dar sinais de mudança. Com base nisso, muitos consumidores iniciam também suas compras de inverno.”
Segundo o dirigente, as empresas precisam estar preparadas, com foco no bom atendimento e dentro das tendências de gosto e desejo do consumidor. “O consumo mudou e nós precisamos sempre estar nos renovando. Ter uma presença digital, um bom treinamento e ouvir o cliente é meio caminho para alcançar resultados positivos”, recomenda o presidente do Sindilojas-VRP.
CRÉDITO: AI Sindilojas-VRP