Viveiro Agroflorestal da Afubra terá mais de 300 itens diferentes

Olá Jornal
março20/ 2023

Na Expoagro Afubra 2023, a produção de mudas de plantas do Viveiro Agroflorestal da Afubra estará à disposição do público em novo local, que agora fica no lote 324, lado Norte do Parque. São mais de 300 itens diferentes, que vão de nativas e eucaliptos a ornamentais, flores, batata-doce, cana-de-açúcar, forrageiras e muito mais. No local, de mais de 700 metros quadrados, haverá exposição e venda das espécies e o corpo técnico do Departamento Agroflorestal da entidade fará o atendimento dos visitantes para elucidar dúvidas e prestar informações nas mais diversas áreas de atuação relacionadas a reflorestamento e questões florestal e ambiental.

Segundo o engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, gerente de Produção Agroflorestal, a Afubra tem dado muita atenção e incentivo à diversificação através do plantio de florestas e de outras espécies melhoradas geneticamente. “Na feira, os espaços do Departamento Agroflorestal sempre são bastante procurados e nosso trabalho estimula as pessoas para esses cultivos”, diz. O visitante vai encontrar mudas produzidas com técnicas e tecnologias experimentadas pelo Viveiro junto com insumos de parceiros da entidade.

Hortaliças – A Horta da Afubra, também no lado Norte do Parque e próxima do Viveiro, mostrará o resultado de diversos métodos de produção como cultivo protegido de hortaliças, plantio em área externa, técnicas de cultivo e sistemas de plantio observando questões relacionadas a práticas conservacionistas de solo e água. “Teremos produção utilizando plantas de cobertura de solo para plantio direto sobre palhada, que também é uma tecnologia interessante no cultivo de hortaliças”, conta Juarez.

Outra atração do espaço são as plantas bioativas, que já despertaram a curiosidade do público na feira do ano passado. “Teremos cinco diferentes plantas: capim-limão, dois tipos de alecrim, menta e lavanda, demonstrando a potencialidade dessas plantas como diversificação de renda”, explica o engenheiro florestal. A Afubra faz parte do Arranjo Institucional de Suporte à Formação de Cadeias Produtivas de Plantas Bioativas na Região do Vale do Rio Pardo (Valeef) e tem trabalhado para incentivar a produção.

As plantas bioativas da Horta da Afubra contribuem com outro espaço do parque que reúne projetos e ações relacionados à produção de óleos essenciais. No estande das bioativas, serão mostradas iniciativas na região de Santa Cruz do Sul criadas com o objetivo de agregar valor, fortalecendo a cadeia produtiva pelo processamento por indústrias de transformação.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal