O deputado estadual por Venâncio Aires, Airton Artus (PDT) utilizou o Grande Expediente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 08. O espaço na sessão ordinária, garante ao deputado abordar temas livres, como forma de discutir no Parlamento assuntos de interesse dos gaúchos. Acompanharam a sessão no plenário 20 de Setembro, a prefeita em exercício, Izaura Bergmann Landim (MDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ricardo Landim (União), e a defensora pública, Luciana Artus Schneider.
Durante o seu pronunciamento, Artus abordou a importância da proteína animal para a saúde pública. “Esse tema vai além da economia. É uma questão de prevenção a saúde, hoje a ciência já aponta a importância do consumo de carnes para a saúde.”
O ex-prefeito de Venâncio Aires destacou ainda a força do setor da produção de proteína, no campo e nas cidades, com a exportação e geração de renda. Artus lembrou ainda do período em que esteve à frente da Capital do Chimarrão, quando foi criado o Pac dos Frigoríficos. “Foi um programa buscando recursos para pavimentar acessos e ajudar a avançar na produção de proteínas em Venâncio Aires.”
Artus utilizou a tribuna no Grande Expediente por cerca de 15 minutos. Durante a sua fala, cinco deputados estaduais fizeram apartes, contribuindo com o debate proposto pelo representante de Venâncio.
Gerson Burmann (PDT) enalteceu o tema abordado, em especial a capacidade de geração de renda do setor. “É preciso destacar também a importância econômica da proteína animal para a economia do Rio Grande do Sul, que agregam para estado receitas importantes e divisas.”
No mesmo sentido, o deputado Pepe Vargas (PT) parabenizou Artus pelo assunto e destacou a necessidade de apoio para a cadeia produtiva da proteína. “São agricultores familiares, que produzem e geram renda, que produzem também para a população brasileira. Precisamos ter um olhar especial ao setor, por conta dos custos dos insumos. Que o Governo do Estado tenha um olhar para este setor.”
Edvilson Brum (MDB) também utilizou o seu direto a fala, e destacou o trabalho de Artus na Assembleia. “Sabemos da qualificação do deputado Artus, e vai engrandecer o trabalho do Parlamento Gaúcho.”
Guilherme Pasin (PP) enalteceu o segmento econômico da proteína animal. “O setor da proteína é um importante segmento para o agronegócio gaúcho e merece atenção do poder público.”
O deputado Airton Lima (Podemos), lembrou que é preciso pensar em política pública para incentivar a prevenção à saúde, a partir da alimentação. “Esse assunto precisa ganhar mais espaço, o consumo de carnes, inclusive com política públicas. A alimentação também ajuda na prevenção.”
Airton Artus deve realizar um novo Grande Expediente até o fim do ano. O assunto a ser abordado ainda é avaliado.