Os resultados do trabalho realizado com os biodigestores nas escolas municipais de Venâncio Aires, orientado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já fazem bem também a vegetação das praças centrais e do novo calçadão Largo do Chimarrão. O biofertilizante é resultado do processo de decomposição dos resíduos orgânicos, que acontece no biodigestor e pode ser utilizado para aumentar a proteção das hortas e jardins contra possíveis pragas, e o adubo orgânico tem o objetivo de aumentar a produtividade.
Na sexta-feira, 23, equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, alunos e professores da escola municipal Alfredo Scherer, realizaram a aplicação do adubo, nas praças centrais e ainda distribuíram garrafas pet com o biofertilizante para quem acompanhava a aplicação.
Atualmente, 11 escolas da rede municipal de Venâncio Aires e uma da rede estadual já realizam o projeto que deve iniciar também em outros 10 educandários municipais, em fevereiro do próximo ano. Além do adubo, o processo também produz gás que é utilizado na produção da merenda escolar nos educandários. A rega deve acontecer semanalmente e ainda durante o período de aulas, a comunidade pode visitar as escolas e solicitar o produto.