O público da 37ª Oktoberfest recebeu marcadores de página feitos de papel de bituca de cigarro. A ação ambiental foi realizada pelo Olá Jornal em dois sábados, dias 15 e 22, com objetivo de conscientizar os visitantes para a destinação correta do resíduo, além de divulgar o projeto de reciclagem.
A iniciativa faz parte da campanha global “Nosso Mundo Não é um Cinzeiro”, da Philip Morris Internacional (PMI). A empresa busca acabar com o descarte incorreto, chamando a atenção da população para a possibilidade de nos próximos 10 anos, se os fumantes continuarem jogando as bitucas no chão como fazem agora, o oceano possa ter mais bitucas de cigarro do que peixes.
o Brasil, a empresa lançou como meta reduzir em 50% o uso de plástico nos seus materiais até 2025, incluindo as bitucas de cigarros que possuem acetato de celulose, um tipo de bioplástico. Para isso, espalhou bituqueiras no passeio público para recolher de forma correta o material que passa pelo processo de reaproveitamento, sendo convertidos em papel reciclado.
Este trabalho é realizado pela Poiato, de Campinas, única empresa credenciada para realizar este trabalho no país. A empresa realizou projetos-pilotos no mês de janeiro. Em São Paulo foram instaladas 24 bituqueiras na Avenida Paulista e Vila Olímpia. Também foram distribuídas unidades em praias do Paraná, Florianópolis e Capão da Canoa.
HÁBITO
Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%. O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que os filtros são feitos de plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.
Estatísticas apontam que 32 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam como lixo todos os anos em todo o mundo. As pontas de cigarro representam aproximadamente 2% desse lixo plástico total. Com um peso médio de 0,2g por bituca de cigarro, chega a 1,1 milhão de toneladas. Isso representa cerca de 0,3% de todo o plástico produzido em todo o mundo anualmente (359 milhões de toneladas).