Venâncio Aires prepara programação especial para marcar o Setembro Amarelo. A campanha visa conscientizar e orientar a população sobre a prevenção ao suicídio. Uma das principais atividades será a caminhada e feira de serviços, no dia 10, um sábado. A programação inicia às 9h, em frente a Igreja Matriz. As ações são planejadas pelo Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha.”
Segundo a ABP, o suicídio é problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. “Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades”, afirma a entidade.