O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza nesta quarta-feira, 10, uma Assembleia Regional Ampliada para a cédula de votação da Consulta Popular. O encontro ocorre a partir das 14h30min, de forma remota, por videoconferência.
Na pauta está a aprovação das atas das Assembleias Públicas Microrregionais. Também a formatação da cédula de votação a partir dos projetos definidos nas Assembleias Públicas Microrregionais e ainda a definição da forma de destinação dos recursos dos projetos eleitos (rateio entre os municípios ou projeto regional).
O valor para a região do Vale do Rio Pardo será de R$ 1.114.285,71, um acréscimo em relação ao ano passado, quando foram pouco mais de R$ 700 mil.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que esta etapa do processo é muito importante porque define questões essenciais da Consulta Popular. “Além dos projetos constantes na cédula de votação, também será definido como os recursos serão distribuídos”, justifica. A proposta mais “curtida/apoiada” na primeira etapa, que aconteceu via aplicativo Colab, foi da área do Turismo, que recebeu 33 curtidas, e leva o nome de “Ecoturismo-Trilhas” e que já está garantido na cédula.
O presidente Heitor Álvaro Petry salienta que três projetos do Centro-Serra e do Baixo Vale tiveram a mesma indicação. “Trata-se de uma espécie de consenso e vai facilitar na hora de compor a cédula de votação. Assim, o Corede Vale do Rio Pardo cumpre esta etapa com boa participação nas duas micro-assembleias”, observa.
O próximo passo será o processo de votação em si, na qual qualquer cidadão, eleitor, maior de 16 anos pode escolher as demandas da sua região. O voto pode ser através do site(a cédula estará disponível nos dias de votação) e do aplicativo Colab. Os dias de votação serão entre 22 e 30 de novembro.