Pautada pela sustentabilidade desde o início das suas atividades, a centenária BAT Brasil (antiga Souza Cruz) é reconhecida como líder no setor de tabaco no país com ações inovadoras e sustentáveis. Há 120 anos, a empresa mantém-se atenta a assuntos relevantes à cadeia produtiva do tabaco afim de impulsionar a agricultura sustentável das pequenas propriedades rurais familiares no sul do país.
Por meio de diferentes iniciativas, programas e projetos, a BAT Brasil estimula a expansão do agronegócio no Brasil. Visando continuar impulsionando o crescimento com a agenda global de ESG (termo em inglês que representa as ações de sustentabilidade considerando os pilares Ambiental, Social e de Governança), a BAT Brasil lançou, em 2022, o ESG Farms: um programa de desenvolvimento de agricultura sustentável das propriedades integradas com o objetivo de torná-las ainda mais prósperas sob o prisma socioambiental e produtivo em linha com as legislações e exigências de mercado nacional e internacional. Ao produtor rural que aderir a iniciativa poderá implementar ou expandir ações relacionadas à eficiência, produtividade e qualidade, legislação e sustentabilidade socioambiental na propriedade.
O programa reforça não apenas o compromisso da BAT Brasil com a sustentabilidade, mas a adoção de preceitos mais sustentáveis e práticas que beneficiam a produtividade agrícola e, também, elevam a qualidade de vida no campo. “Nosso olhar atento as temáticas de sustentabilidade e bem-estar do produtor não é de hoje e continuaremos buscando iniciativas que desenvolvam a agricultura familiar na produção de tabaco de forma ampla e eficiente”, pontua a Gerente de ESG, Comunicação e Difusão de Tecnologias da BAT Brasil, Amanda Cosenza.
Impulsionado pela BAT Brasil em parceria com a empresa Produzindo Certo, o programa está focado em três frentes principais: Meio Ambiente, Social e Econômico/Produtivo. Pilares que norteiam avaliações criteriosas que geram um diagnóstico da propriedade rural completo, oportunizando a visualização de melhorias. “O ESG Farms vem para proporcionar o desenvolvimento próspero de toda a cadeia produtiva do tabaco. Isso porque através desse diagnóstico é possível implementar planos de melhorias que, certamente, resultarão na melhoria contínua dos processos daquela propriedade e proporcionarão aumento de qualidade e produtividade”, explica Amanda.
O produtor integrado à BAT, Fábio Goerck, foi um dos participantes do projeto piloto do ESG Farms e observou, na prática, a eficiência do programa. “Com o programa ESG, da BAT, a gente viu que tem umas melhorias na propriedade para fazer e outras que estão de acordo, então acabou sendo um incentivo pra gente gerenciar melhor a propriedade na parte da sustentabilidade”, explica o produtor.
Através do projeto piloto em 2022, o ESG Farms trouxe relevantes dados e mostrou impacto positivo, desenhando uma melhora no desempenho sustentável das propriedades participantes do programa. Dessa forma, a empresa almeja dar continuidade ao programa e tem como expectativa atingir 100% da sua base de produtores integrados, tornando o programa uma das maiores iniciativas de desenvolvimento de agricultura sustentável de tabaco no mundo.
Etapas do Programa
1ª – Coleta de dados
Coleta de dados através de um aplicativo e embasados por evidências fotográficas
2ª – Diagnóstico
Relatório completo da propriedade com análise socioambiental e geração de pontuação de referência para cada pilar (ambiental, social e produtivo)
3ª – Plano de ação
Para os itens que requerem melhorias, são definidos compromissos de adequação, buscando a melhoria contínua.
4ª – Monitoramento
Após a análise socioambiental, há o acompanhamento da implementação do plano de ação e atualização da pontuação da propriedade
CRÉDITO: AI BAT Brasil