Venâncio alcança meta de votação na Consulta Popular

Guilherme Siebeneichler
julho07/ 2016

Parcial de votos contabiliza participação de 3.061 eleitores. Para garantir recursos da Consulta Popular deste ano município precisava alcançar no mínimo 2.253 votos (4% do eleitorado municipal). A participação dos eleitores foi divulgada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento ás 16h. A demanda trabalhada como prioritária foi o item 1, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite nas pequenas propriedades. No total, foram listadas 10 demandas regionais, entre investimentos em redes trifásicas, melhorias na telefonia rural, investimentos em energias alternativas e apoio ao turismo.

A votação no orçamento participativo segue até as 23h59min desta quinta-feira, 7. Para a região do Vale do Rio Pardo foram destinados R$ 1,8 milhão.

A definição de divisão dos recursos será confirmada em reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/VRP), na próxima semana. Entre as propostas está a de destinar verba as quatro projetos mais votados na edição deste ano, divididos em partes iguais.

CONSULTA POPULAR

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, coordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do estado selecionam os projetos.

cédula

Guilherme Siebeneichler