Unisc realiza estudo em Venâncio Aires para ofertar novos cursos no campus

Olá Jornal
março18/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul prepara novos cursos para o campus de Venâncio Aires. A instituição realizou estudo junto ao poder público, empresas e serviços da cidade, buscando identificar necessidades de qualificação para estudantes. A partir do levantamento, a reitora prepara novas opções para oferecer na unidade local. Conforme o reitor, Rafael Henn, o trabalho será focado em cursos de menor duração e técnicos.

Reitor Rafael Henn afirma que pesquisa foi realizada com empresas e entidades

“Realizamos um levantamento como forma de identificar necessidades no mercado de trabalho. Venâncio Aires tem uma grande procura pelo curso técnico em enfermagem. Nesta linha vamos ampliar as opções de qualificação ofertadas no campus. Primeiro ouvimos as demandas da comunidade, das empresas e buscamos alinhar a oferta de cursos, focadas na formação rápida de mão de obra qualificada para o setor produtivo,” explica.

Outro ponto de destaque na instituição, para oferta de cursos, é a produção de proteína animal. “Neste segmento vamos atrair para o campus os cursos, concentrando em Venâncio Aires essa área de atuação. É um segmento importante da economia e que demanda profissionais qualificados,” destaca Henn.

CVT
Na oferta de cursos, o reitor destaca que estarão ligados ao Centro Vocacional Tecnológico do Polo da Proteína Animal. A proposta é ampliar as qualificações para empreendedores e trabalhadores de frigoríficos. “É uma área abrangente com potencial enorme. A proposta é atrair para Venâncio cursos inéditos na instituição e no estado, que possam direcionar para a cidade alunos e profissionais em busca de qualificação no setor de proteínas e alimentação,” afirma.

O CVT está em construção na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada. O projeto técnico foi desenvolvido em parceria com a Unisc e segue o modelo do primeiro centro da região, criado em Rio Pardo. O investimento é oriundo de recursos federais. A conclusão dependerá de novos investimentos da União para equipação e conclusão da estrutura física.

FOTO: Willian Oliveira/Guia Venâncio

FOTO REITOR: Guilherme Siebeneichler

Olá Jornal