Sindicato dos Comerciários defende volta do feriado para 11 de maio, Aniversário de Venâncio

Olá Jornal
abril14/ 2022

A Câmara de Vereadores está disposta a colocar em debate com a população um projeto de lei propondo a mudança, novamente, do feriado municipal. Em 2013 o dia 11 de maio, Aniversário de Venâncio Aires, deixou de ser feriado e passou para o dia 25 de julho, São Cristóvão. Entretanto, nos últimos dias a retomada do feriado para o aniversário da Capital do Chimarrão ganhou destaque no Legislativo Municipal, a partir de demanda levantada pelo presidente Benildo Soares (Republicanos). Nesta segunda-feira, 11, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e região, que compreende o território venâncio-airense, afirmou que apoia a volta do feriado municipal.

O assunto pautou debate na sessão, com a participação do vice-presidente da entidade de classe, Marcos Azeredo, na tribuna livre. “Participamos do debate que alterou a data do feriado. Na época o argumento era de impulsionar as vendas. Não podemos mudar os rumos do município por interesse de alguns.”

Durante a participação dos vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), relembrou o processo de alteração da data. ”É preciso respeitar a maioria. Foi realizada audiência pública, e ficou decidido a alteração. A discussão precisa ser feita novamente, e a população precisa escolher.”

No mesmo sentido, Sandra Wagner (PSB) argumentou as dúvidas para averiguar de quem é a responsabilidade para propor projetos de lei deste tipo. “Esse é o ponto que precisa ser detalhado e a partir disso propor a modificação.”

Soares afirmou que caberá à Câmara de Vereadores retomar o debate sobre o tema. Consultas jurídicas estão em andamento para avaliar quais caminhos serão adotados. A direção do Parlamento avalia inclusive a possibilidade de um plebiscito ou consulta pública para direcionar a tomada de decisão.

Olá Jornal