Sicredi Oferece: Olá Expoagro Afubra coluna desta quarta-feira, 16

Olá Jornal
março16/ 2022

ESTÍMULO À INOVAÇÃO
Venâncio Aires marca presença na 20ª Expoagro Afubra. Alliance One e China Brasil Tabacos, que têm matriz no município, são patrocinadoras do Espaço de Inovação. O local junto ao parque da feira, em Rincão Del Rey, busca apresentar aos produtores e visitantes, medidas e projetos que podem colaborar com as propriedades rurais na região. Fomentar a inovação no campo é um dos objetivos da Expoagro ao marcar os 20 anos.

PALCO DE DEBATES
A Expoagro neste ano contará com debates importantes sobre a crise dos insumos no Brasil. O custo para a próxima safra e alternativas aos produtos agrícolas vindos do Leste Europeu, que vive conflito armado, ganharão força nos painéis. Uma das alternativas defendidas para baratear os custos produtivos das lavouras envolve o chamado pó de rocha. O material pode ter custo baixo, a partir de minas de extração de pedras preciosas no estado, por exemplo. O debate é proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP), a partir de estudos e propostas encaminhadas ao Ministério da Agricultura. Os custos produtivos e a estiagem serão os grandes debates dos desafios para o setor agrícola gaúcho.

ATRAÇÕES CULTURAIS
Apresentações artísticas também farão parte das programações da 20ª Expoagro Afubra. O palco cultural no pavilhão central busca oportunizar espaço para artistas locais e projetos desenvolvidos nas comunidades rurais. O sábado, 26, que pela primeira vez contará com programação na feira, terá mais atividades culturais, como forma de integrar o público ao evento. O dia é uma aposta da organização para atrair o público urbano para conhecer a força da agricultura local, novas técnicas de produção, agroindústrias e lavouras demonstrativas.

JOVENS E MULHERES
A programação da Arena de Inovação terá atividades específicas para os jovens e o público feminino. O local vai sediar palestras sobre empreendedorismo para jovens do campo. O tema é um dos principais no espaço, já que ao longo dos anos a permanência do jovem nas propriedades rurais têm desafiado entidades representativas dos produtores. O mesmo ocorre para mulheres, que terão debates específicos para estimular o empreendedorismo e a inovação entre as produtoras.

PÚBLICO E NEGÓCIOS
A organização desta 20ª edição projeta atrair nos quatro dias de feira mais de 80 mil pessoas. Em negócios a coordenação espera superar os R$ 70 milhões da última edição, em 2019. Após dois anos sem a feira, por conta da pandemia, estes números podem surpreender, uma vez que novos produtos para agricultura foram lançados no período. Além disso, a inclusão de mais um dia nas programações devem influenciar a projeção inicial da organização sobre o público.

Cavalos Crioulos
Os visitantes da maior Feira do Brasil voltada à agricultura familiar poderão conferir de perto todas as peculiaridades dos cavalos crioulos, que têm espaço garantido no Pavilhão de Animais, durante os quatro dias da programação. Um dos momentos mais esperados pelos criadores da raça é a 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, que está agendada para o dia 26 de março. A promoção é dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande, com participação de outros núcleos convidados.

Olá Jornal