Serviço online inédito na região mantém suporte psicológico em tempos de pandemia

Olá Jornal
maio07/ 2021

A região segue contando com um serviço inédito, inovador e de suporte à saúde mental dos moradores dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Lançado ainda em março, pico da pandemia no país, o projeto Vale a Vida, busca garantir apoio às pessoas que precisam conversar sobre angústias, medos e preocupações neste período pandêmico. A plataforma online busca garantir sessões de psicoterapia para pessoas da região, como forma de ouvir e auxiliar em suporte psicológico.

Conforme a professora Edna Linhares Garcia, docente dos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, o momento é de conversa entre as pessoas. “A pandemia aflora outros sentimentos, angústias e medos. É fundamental falar sobre isso, para garantir a saúde mental das pessoas. Por isso o projeto busca durante as sessões de apoio conversar, ouvir e buscar significados para enfrentar este período de pandemia.”

O projeto Vale a Vida oferece uma avaliação psiquiátrica e quatro sessões de psicoterapia, que serão realizadas de forma online e totalmente gratuita, para moradores dos Vales, que estejam em sofrimento e que possam ser atendidas de forma online. Entre os atendimentos, os participantes receberão questionários online para preencher. Esses questionários podem ajudar na psicoterapia e auxiliam a medir a evolução do participante ao longo do projeto. Todos os detalhes dos atendimentos estão disponíveis no site: valeavida.com.br.

INICIATIVA
A iniciativa é realizada por um grupo de pesquisadores da Unisc, Univates e Uergs, com fomento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A plataforma Tummi e a empresa de tecnologia Tekann são parceiros da iniciativa. O projeto está integrado nos programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Psicologia e de Promoção da Saúde da Unisc, por meio das professoras Dra Edna Linhares Garcia, Dra. Silvia Areosa e Dra. Andreia Vallin. O prof. Dr, Flávio Shansis é o pesquisador responsável pelo projeto na Universidade do Vale do Taquari (Univates).

FOTO: Banco de Imagens/Pixarbay

Olá Jornal