Procon está atento ao aumento dos preços de gêneros alimentícios

Olá Jornal
setembro08/ 2020

A pandemia do Coronavírus fez com que os gêneros alimentícios tivessem aumento significativo dos preços no país inteiro. De acordo com o Escritório local do Procon, que já realiza contato com outros Procons do Estado, a alta é de responsabilidade das distribuidoras de alimentos. Além disso, a variação dos preços dos gêneros alimentícios ocorre pela sazonalidade e pelo clima, que provocam a quebra nas safras, inflacionando alguns produtos.

Desta forma, o Procon está atento a irregularidades, como abuso de preço por um determinado mercado, já que não é possível o tabelamento uma vez que têm se acesso ao mercado livre. A averiguação de casos, neste sentido, é feita a partir de denúncias, quando então é realizada a fiscalização no estabelecimento.

Mas investigação a cerca da alta dos preços praticados no geral é de competência do Ministério Público, que dirige as investigações às distribuidoras de alimentos (pessoa jurídica que vende para outra pessoa jurídica – mercado).

Um dado apresentado pelo Procon local é a comprovação de aumento de valores em notas fiscais de supermercado com a distribuidora de alimentos, dentro de seis meses, ou seja, desde o início da pandemia. No documento cinco sacos de arroz de 5kg eram pagos o valor de R$66, hoje os mesmos cinco sacos de arroz de 5kg estão com valor de R$119, tendo um aumento de quase a metade do valor proposto inicialmente.

Para o consumidor que queira ficar atento a preços e se informar sobre estabelecimentos com menos preço, o cidadão pode baixar no celular os aplicativos Menor Preço e Nota Fiscal Gaúcha.

Para sanar dúvidas e obter mais esclarecimentos é possível entrar em contato com o Procon de Venâncio Aires pelo telefone 2183-0676.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal